Número de animais abandonados aumenta nas férias
Número de animais abandonados aumenta nas fériasComo o período é marcado por viagens e até por mudanças de endereço, a demanda de recolhimento de animais cresce
Repórter
27/1/2010
Férias é sinal de viagens e de descanso para muita gente. Mas o que muitos não sabem é que nesta época do ano, mais precisamente entre os meses de dezembro e fevereiro, cresce o número de animais abandonados nas ruas de Juiz de Fora.
De acordo com a veterinária responsável pelo Canil Municipal, Liza Helena Nery, o aumento registrado com relação à demanda de recolhimento pelo órgão chega a 30%. "É neste período que ocorrem as viagens e também é percebido um número maior de mudanças. Há pessoas que não se programam com relação ao animal de estimação, o que faz com que eles fiquem soltos pelas ruas." Durante as férias, entre oito a dez cães são resgatados por dia nas ruas da cidade. Fora desta época, são recolhidos, no máximo, cinco animais diariamente.
Segundo a veterinária, existem dois fatores que contribuem para o aumento da população canina vagando pela cidade. Um diz respeito ao abandono, crime previsto em lei, e o outro se refere à fuga de animais durante a viagem do proprietário. A veterinária relata ainda que raças caras, como São Bernardo, Lhasa Apso e Akita, por exemplo, são encontradas facilmente na rua durante o período de férias. "Em todos os casos, os cães ficam disponíveis por aproximadamente três dias para que sejam procurados pelos donos. Recebem cuidados e passam por avaliação, para, posteriormente, serem colocados à disposição para adoção."
Adoção
Os textos são revisados por Madalena Fernandes