Segunda-feira, 19 de outubro de 2009, atualizada às 16h30

Feira disponibiliza cães para adoção

Aline Furtado
Repórter

Com o slogan Abra os braços a um amigo; adote um cão do Canil Municipal, a terceira edição da feira de doação de cães será realizada no próximo sábado, 24 de outubro. O evento ocorrerá entre 9h e 14h na Praça dos Três Poderes, no Centro.

De acordo com a veterinária responsável pelo Canil Municipal, Liza Helena Nery,  o objetivo é a conscientização da população sobre a importância da posse do animal com responsabilidade. "As pessoas, antes de adotar ou comprar um cão, precisam avaliar as condições que serão oferecidas a ele, considerando os cuidados com a alimentação, a saúde, além de possíveis mudanças de residência, que podem afetá-lo diretamente." A veterinária alerta ainda para a avaliação do porte do animal. "É necessário considerar o tamanho do animal e o local onde o mesmo será criado."

Durante a feira, cerca de 20 cães estarão disponíveis para a doação, todos com encaminhamento gratuito para castração, caso o novo dono deseje o procedimento. Foram selecionados animais saudáveis, com temperamento dócil e de portes variados. Para adotar, é necessária a apresentação da carteira de identidade e do comprovante de residência. O novo proprietário terá que assinar um termo de responsabilidade para a adoção. No local, será montado um posto para vacinação antirrábica.

Cães soltos

Juiz de Fora tem, hoje, cerca de cinco mil cães circulando pelas ruas da cidade. Liza explica que nem todos são abandonados. "Aproximadamente 30% dos cães têm casa e dono, mas passam algum tempo nas ruas." Segundo a veterinária, os animais soltos acarretam riscos não só à população, mas também aos animais. "Os animais correm risco de serem atropelados e de sofrerem maus-tratos. Já a população fica exposta à transmissão de doenças, como a raiva, as de pele, sarna e bicho geográfico, além de poder sofrer ataques." Embora a cidade e a região não registrem casos de raiva em humanos desde 1998, é importante trabalhar constantemente para a retirada dos cães das vias públicas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um limite do número de animais soltos nas vias públicas de acordo com a população dos municípios. Segundo a OMS, o ideal é que cada cidade tenha no máximo entre 5% e 10%. Juiz de Fora tem aproximadamente 10%.

O Canil Municipal possui, atualmente, cerca de 450 cães, todos recolhidos em vias públicas. Deste total, 150 estão disponíveis para adoção. De acordo com a veterinária o canil registra uma média de três adoções a cada dia. Contudo, são resgatados nas ruas, em média, cinco animais abandonados diariamente. "O resgate prioriza filhotes, cadelas prenhas, animais doentes e agressivos. No canil, eles são avaliados e recebem medicação, vacinação e vermifugação."

As pessoas interessadas em adotar cães, independentemente da feira, podem se dirigir ao Canil Municipal, que fica na rua Bartolomeu dos Santos, s/nº, bairro São Damião 2.  As visitas devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes