Quinta-feira, 30 de setembro de 2010, atualizada às 10h30

Mais três agências bancárias privadas entram em greve, aumentando a adesão ao movimento para 60%

Pablo Cordeiro
Repórter

Na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, mais três agências privadas aderiram à greve dos bancários em Juiz de Fora. Todas estão localizadas na avenida Rio Branco, esquina com Independência. Somente o autoatendimento está funcionando nos bancos. Agora, são 14 agências públicas e três privadas paradas na cidade, o que totaliza um percentual de 60% dos bancos parados. Em cidades vizinhas, a adesão é de quatro agências privadas.

Dessa forma, cerca de 80 trabalhadores se juntam aos 800 que já estão de braços cruzados. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF), Robson Marques, não houve nenhuma confusão nesta manhã e as diretorias das agências entenderam o movimento e o lado dos trabalhadores. Em relação à compreensão por parte da população, Marques também sinaliza o apoio, já que, além das reivindicações financeiras, a pauta também contempla o lado social.

"O lema da campanha [Pessoas em 1° lugar] já aponta para isso. Lutamos pela ascensão da mulher, do negro, do índio e do deficiente. Também lutamos pelos 15 minutos na fila, pela redução de tarifas e juros, pelo fim dos correspondentes bancários e pela abertura de agências em bairros." Marques salienta que, com as duas últimas reivindicações, a segurança das pessoas aumentará, uma vez que o atendimento irá melhorar. Somente 30%, que representa o corpo gerencial, trabalham nas agências.

Mesmo com o entendimento popular, Marques prevê complicações, caso a greve permaneça até o quinto dia útil de outubro, dia de pagamento. "Infelizmente, pode trazer algum tipo de transtorno, pois somente o autoatendimento estará funcionando. Mas, caso nossas propostas sejam ouvidas, voltamos ao trabalho imediatamente." O presidente do Sintraf comenta que Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sinalizou para uma contraproposta.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!