H.U. reduz em 50% atendimentos

Por

Segunda, 18 de junho de 2007, atualizada ?s 18h58

Greve dos servidores da UFJF gera impacto no n?mero de consultas, exames e tratamentos no HU


Renata Cristina
R?porter
04/06/2007

A greve dos servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora j? gera impacto nos estabelecimentos de sa?de geridos pela institui??o. Consultas, exames e tratamentos s? est?o sendo realizados em car?ter de urg?ncia, enquanto que novas interna?es n?o devem ser aceitas pelo hospital, at? o final da greve.

No Centro de Aten??o ? Sa?de (CAS), o atendimento est? restrito aos pacientes com HIV, aos servi?os de nefrologia e tamb?m aos de quimioterapia, at? a d?cima sess?o.

"Aguardamos as negocia?es em Bras?lia", esclarece Helo?sa Helena, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf). Uma reuni?o do Comando Nacional de Greve e o Minist?rio da Educa??o est? prevista para a quarta-feira, dia 06. Na mesma data, os servidores se re?nem em assembl?ia no Restaurante Universit?rio - Centro, para uma avalia??o do movimento em Juiz de Fora.

Al?m do reajuste salarial, a classe pretende conseguir a reestrutura??o da tabela de sal?rios-base e garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei , que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados, concursos p?blicos para as universidades e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve tamb?m acontece contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.