Apoio psicológico é fundamental para superar medos da dire??o

Por

Apoio psicol?gico ? fundamental para superar medos da dire??o

Apoio psicológico é fundamental para superar medos da direção

Incentivo de casa também é importante para o habilitado na hora de voltar às ruas

Lucas Soares
Repórter
31/10/2015

Dirigir é um hábito comum no cotidiano de parte da população adulta. Com uma maior facilidade na compra de carros e motos, cada vez mais jovens e adultos se matriculam nas autoescolas em busca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento exigido pelo Detran para conduzir um veículo. Por outro lado, o longo processo para se obter a carteira pode ser cansativo e desgastante. Tanto que, em alguns casos, um recém-habilitado não se sente seguro para assumir a direção de um veículo, mesmo com a autorização.

Esse é o caso da enfermeira Jaqueline Gomes, 47, que possui o documento há dez meses e, no início, sentia medo ao sair sozinha. "Após tirar a carteira, eu tinha que dirigir sem o instrutor. Ficava com medo de bater num carro, machucar alguém ou a mim mesma. Fiz terapia de grupo mais ou menos três meses durante as aulas práticas e, depois que tirei carteira, terapia individual uns dois meses e meio para superar", conta.

Assim como Jaqueline, quem se encontra nessa situação, o melhor a se fazer é procurar ajuda especializada. O psicólogo e instrutor da Auto Escola Minas Gerais, João Mário Bandeira (foto abaixo), explica o que pode causar essa insegurança. "A gente pode pensar em um trauma, na questão psicológica, se a pessoa sofreu um acidente de trânsito, se estava dentro de um veículo no momento. Isso pode provocar um trauma, que vai dificultar o processo de condução. Às vezes pode ser a insegurança natural da pessoa, e depois que ela tira a habilitação, não se sinta capaz de dirigir o carro, apesar de ter feito as aulas, ter passado na prova teórica e na prova prá