MEC d? mais tempo para as universidades debaterem a adesão ao novo vestibular. UFJF diz que a decisão já está tomada

Por

Segunda-feira, 27 de abril de 2009, atualizada às 19h

MEC dá mais tempo para as universidades debaterem a adesão ao novo vestibular. UFJF diz que decisão já está tomada

Daniele Gruppi
Repórter

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, dia 27 de abril, a ampliação do prazo para as universidades se posicionarem sobre a adesão ao novo vestibular. A data limite, que era dia 30 de abril, passa a ser 8 de maio. O objetivo é dar mais tempo para discussão do tema. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) afirma, entretanto, que já tomou a decisão e que os debates não irão mais ocorrer.

Como solução para aderir à proposta do MEC ainda este ano, o Conselho de Graduação (Congrad) da instituição decidiu que os vestibulandos poderão optar entre a nota da primeira fase do vestibular e o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para chegar à segunda etapa do concurso.

A posição do Congrad será levada para o Conselho Superior (Consu), mas ainda não há uma data estabelecida. A UFJF não descarta uma nova alteração para o concurso em 2011, uma vez que o projeto de unificação do processo seletivo pode ser reavaliado e renovado anualmente.

A intenção do MEC com a proposta de mudança no processo seletivo das instituições de ensino superior é reorganizar o currículo do ensino médio e permitir mobilidade dos estudantes pelas universidades em todo o território nacional, devido ao modelo unificado de avaliação. A proposta é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Seminário "Acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade"

O reitor da UFJF, Henrique Duque, e o pró-reitor de graduação, Eduardo Magrone, participaram nesta segunda-feira, dia 27 de abril, do Seminário "Acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade", promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A intenção é dar continuidade ao debate sobre o novo modelo de processo seletivo das universidades federais proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Na manhã desta terça, 28, haverá uma reunião técnica para analisar os procedimentos operacionais do novo processo seletivo, como implantação, cronograma de atividades e detalhes técnicos acerca da prova.


Os textos são revisados por Madalena Fernandes