Juiz de Fora tem gr?fica comercial para impressções em braille

Por

Terça-feira, 27 de abril de 2010, atualizada às 13h

Juiz de Fora tem gráfica comercial para impressões em braille

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O Instituto Bruno inaugurou, nesta terça-feira, dia 27 de abril, a Gráfica Braille Helen Keller, que será mais uma ferramenta em prol da acessibilidade e da inclusão social de portadores de surdocegueira e de deficiência visual. Trata-se da única gráfica a prestar serviços de impressão em braille para o segmento comercial da cidade e da região. Dentre os produtos impressos estão folders, cardápios, cartões de visitas, placas informativas, embalagens, etiquetas, cartilhas, folhetos, apostilas e livros.

Segundo a diretora do instituto, Maria do Carmo Vianna, a gráfica vai possibilitar a comunicação dos portadores de surdocegueira e deficiência visual e será mais fonte de renda para a entidade, que vivia apenas de doações. "Pela nossa pesquisa de mercado, diversos produtos em braille, como cardápios, não existem na cidade. Agora, eles poderão ser incluídos nos setores da comunidade", define.

Outra necessidade que a gráfica irá suprir é a inclusão quanto a eventos culturais. "A pessoa não tem como participar de eventos, pois não tem acesso ao material por ele não estar adaptado. A gráfica vai atender a essa demanda." Os pedidos já podem ser feitos no estabelecimento localizado na rua João Pinheiro, 63, Jardim Glória, no prédio do Instituto Bruno. A criação da gráfica é amparada pela Lei 5.296, de dezembro de 2004.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes