Movido pelo sonho de ser artista

Por

Movido pelo sonho de ser artista O comediante Gustavo Mendes, que veio de Guarani para Juiz de Fora, comemora a repercussão da aparição em rede nacional

Aline Furtado
Repórter
9/1/2010

Aos quinze anos de idade, o comediante Gustavo Mendes saiu de Guarani, sua terra natal, e veio para Juiz de Fora com a intenção de estudar. "Vim para fazer um curso de laticínios, porque é um ramo onde muita gente da família atua, mas não era aquilo que queria. Meu sonho sempre foi ser artista. Naquela época, acabei adotando a cidade de Juiz de Fora." De acordo com Gustavo, motivado pela vontade de fazer apresentações para públicos grandes, ele chegou a pensar, inclusive, em ser padre ou pastor. "Queria ter o domínio da palavra por meio de um microfone."

Antes mesmo de vir para Juiz de Fora, Gustavo assistiu, em Guarani, a uma apresentação do humorista Pedro Bismarck, o que o motivou ainda mais. "Isso foi em 1998, tinha apenas nove anos, o que não me permitia assistir ao espetáculo, mas consegui entrar e me encantei." E, movido pelo sonho, Gustavo não chegou a concluir o curso técnico, procurando sempre investir na carreira de comediante. "Comecei fazendo imitações, como a maioria dos comediantes. Imitava as vozes das minhas referências na época, como Sílvio Santos, Gal Costa, Maria Bethânia, Fagner, Nelson Gonçalves, entre outros." Ele conta que cresceu em um meio onde o gênero comédia sempre foi incentivado. "Minha mãe e minha avó sempre contaram piadas."

Gustavo teve uma passagem por São Paulo antes de se mudar para Juiz de Fora. Na capital paulista, aos 11 anos, participou do extinto programa Te vi na TV e da novela O Sonho de Luísa, ambos na Rede TV!. Já na cidade, no ano de 2005, o comediante participou do concurso Show de Talentos, da TV Alterosa, saindo vitorioso.

Dificuldades

Um dos projetos de Gustavo para este ano é a participação em quadros do programa da Rede Record. Além disso, entre as metas do artista estão a criação de um seriado para internet, junto com os atores Gueminho Bernardes, Roberta Abramo e Miguel Rodrigues, a criação de um programa de humor para uma rádio da cidade, e shows em Juiz de Fora e em diversas regiões do país, como cidades do Nordeste e do Espírito Santo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes