Doação de medula ?ssea no Hemominas

Por

Doa??o de medula ?ssea Posto local do Hemominas participa da campanha de doa??o de medula ?ssea do Instituto Nacional do C?ncer. Saiba como voc? pode colaborar


Fernanda Leonel
Rep?rter
20/06/2007

Juizforanos podem participar da campanha de doa??o de medula ?ssea, realizada pelo Instituto Nacional do C?ncer. Mais uma vez, a unidade do Hemominas na cidade participa da mobiliza??o.

Para quem pretende fazer uma boa a??o, a chefe do setor de capta??o do Hemominas, Eliane Gomes, explica que a compatibilidade das medulas ? muito dif?cil, chegando ao n?mero de uma em 100 mil. "Caso seja compat?vel, uma medula pode ser a salva??o de quem aguarda h? algum tempo uma esperan?a, pra viver mesmo".

A doa??o requer interna??o por um m?nimo de 24 horas. Nos primeiros tr?s dias, ap?s a doa??o, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analg?sicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam ?s suas atividades habituais depois da primeira semana.

Para se tornar doador, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de sa?de e n?o ter doen?a infecciosa ou incapacitante. Nesse primeiro momento, o doador preenche um formul?rio com os dados pessoais e retira pequena quantidade de sangue para que sejam determinadas as suas caracter?sticas gen?ticas.

Essas informa?es passam a fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores Volunt?rios de Medula ?ssea (Redome). Toda vez que um paciente precisa de um transplante, esse registro ? consultado. Somente quando a compatibilidade entre o paciente e o poss?vel doador for confirmada, ele vai ser convidado a realizar a doa??o.