Fest Ler Juiz de Fora

Por

Fest Ler movimenta JF Programa??o vai at? o pr?ximo s?bado com oficinas, apresenta?es de m?sica, teatro, dan?a e feira de livros

Renata Cristina
Rep?rter
29/05/2007

O mundo das letras entra em cena com a abertura do II Fest Ler em Juiz de Fora. Cerca de 60 mil alunos das redes p?blica e privada, mais de cinco mil professores, al?m do p?blico em geral, estar?o reunidos em prol da leitura at? o dia 02 de junho, na Pra?a Ant?nio Carlos. As atra?es s?o in?meras e abrangem os interesses das mais diversas faixas et?rias.

Exibi??o de filmes, shows, debates, lan?amentos de livros, apresenta?es de dan?a e teatro s?o algumas das atividades propostas durante as 12 horas ininterruptas do evento. A meninada tem um espa?o garantido nos f?runs liter?rios, criados para que "gente pequena" discuta suas sensa?es a partir da leitura de um texto.

Embora as inscri?es para as 42 oficinas de desenhos, recorte, dobradura, dan?as, teatro, entre outras atividades culturais, j? tenham se esgotado, Margareth Marinho, da comiss?o organizadora, diz que escolas e o p?blico em geral podem participar do Circuito Fest Ler, uma visita guiada a todos os pontos do complexo de leitura. "Como o evento ganhou propor?es maiores, de 35 mil para o dobro de pessoas, criamos condi?es para atender novas demandas", esclarece.

H? atividades recreativas, que incitam a imagina??o, como a conta??o de hist?rias e o bate-papo com palha?os e os membros da fam?lia Tra?a-Letras. As crian?as podem passear pelo "Corredor Encantado", que relembra personagens da literatura infantil, com pr?ncipes, bruxas e at? Rapunzel, retratada em uma das chamin?s do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

Em exposi??o, os murais de livros produzidos pelos alunos das escolas municipais revelam riqueza e autenticidade em palavras sinceras de amor ao planeta. "Tempo de ser feliz ? na Terra", "Vamos despoluir os rios", entre tantos outros apelos chamam a aten??o dos visitantes.

Objetos de cobi?a

Uma tenda com 35 estandes de livrarias e editoras ocupa o estacionamento do Mercado Municipal, com publica?es a pre?os promocionais. Para quem pensa que os livros s? interessam os mais crescidos, se surpreende com o encantamento das estudantes de Volta Grande (foto ao lado), munic?pio pr?ximo a Al?m Para?ba. "Minha vontade era de comprar o Cavalo de Tr?ia", declara Nat?lia Almeida (foto ao lado, ? esquerda), 15 anos.

Em meio a tantas atra?es, a estudante Grace Kelly (foto ao lado, no centro) elege a tenda-livraria como o melhor local do evento. "Achei divertido e interessante ver tantos livros em um s? lugar", afirma. J? Dayane Silva (foto acima, ? direita), que est? na 8? s?rie do ensino fundamental, teve a oportunidade de tocar em um livro que conhecia somente pela televis?o: "Harry Potter", conta sorrindo.

O lan?amento de algumas obras de escritores locais, como de "O enigma do Museu Mariano Proc?pio", de Gl?ucia Lewicki e "Olho 2 - Poesia Visual", de Knorr est?o inclu?dos na programa??o desta quarta-feira, dia 30. Convidados como Gabriel - O Pensador, Bia Bedran, Luiz Ruffato, Raquel Jardim e Pedro Bismarck s?o atra?es de mesas de debate.