Os Farofeiros

Por

Os Farofeiros

Os Farofeiros

 Victor Bitarello 27/03/2018

Quando consegue-se rir de um filme, mesmo que comédia, após uma noite mal dormida, é porque realmente a comédia é boa. E, no caso de “Os Farofeiros”, é ótima!

Eu já estava afim de assisti-lo desde que vi o trailer. Percebi a qualidade assim     que o elenco foi apresentado, já que vários ali são nomes bem consagrados na comédia brasileira. Eu gosto muito da Danielle Winits e da Cacau Protásio. Gosto também do Maurício Manfrini, Antônio Fragoso, Charles Paraventi. Só faltava então partir para o cinema. Fui.

Com direção de Roberto Santucci, roteiro de Paulo Cursino e Odete Damico, o filme conta a história de quatro colegas de trabalho que vão passar os últimos dias do ano em uma suposta casa de praia cheia de luxos, arranjada por um deles. Ao chegar no local, eles veem que a casa está em péssimo estado, e que também fica extremamente afastada da praia.

Existe uma grande inteligência ali. Há uma relação muito bem colocada no filme, que faz um paralelo entre a atual crise da economia no Brasil (no filme, representado pela empresa onde eles trabalham), fazendo-se com que decisões drásticas tenham que ser tomadas, e o fato de que muitas vezes precisamos levar com humor tal situação, haja vista tamanha gravidade. Diante de um total caos, soluções menos competentes e mais fáceis são colocadas como a única possibilidade. Aquelas pessoas são uma visão caricatural de uma população preocupada somente com festas e jeitinhos brasileiros, corrompendo-se quando lhe convêm. Mas mesmo assim, o filme mostra um aspecto solidário muito típico ou, ao menos, muito dito, que nossa população possui.

Trata-se de um longa muito bem realizado, no qual, mesmo que a risada não seja rasgada, ela é aquela risada interna, de quando se assiste a uma cena e se diverte com ela. Fora as cenas que gargalhamos. Eu, ao menos, dei várias gargalhadas. É um filme muito indicado. Uma das melhores comédias dos últimos tempos.