F?rum Municipal de Segurança Alimentar será lançado em JF

Por

F?rum Municipal de Seguran?a Alimentar ser? lan?ado em JF

Fórum Municipal de Segurança Alimentar será lançado neste sábado em JF

Objetivo do grupo, formado por várias entidades da sociedade civil, é discutir a questão alimentar na cidade

Raphael Placido
Repórter
5/4/2013

Neste sábado, 6 de abril, às 9h, um ato público no Sindicato dos Professores vai marcar o lançamento do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional,  responsável por discutir e promover, em Juiz de Fora, políticas de produção, distribuição de alimentos, educação alimentar e nutricional, voltadas sobretudo para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Às 10h30, haverá panfletagem no Calçadão da rua Halfeld.

A exemplo do que já acontece em várias cidades do país, o fórum é composto de várias entidades, como a Pastoral da Criança, sindicatos e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Ele foi formado a partir da experiência da Frente em Defesa do Restaurante Popular, criada em 2009.

Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) e uma das organizadoras do Fórum, Betina Koyro explica que ainda há muita dificuldade em se garantir boa alimentação a todas as pessoas. "Os integrantes deste evento se preocupam com a falta de alimentos para todos os juiz-foranos. Além disso, queremos discutir o que é segurança alimentar. Vamos trazer o histórico de lutas em prol do Restaurante Popular e ampliar a discussão", explica.

Também faz parte das reivindicações do grupo a implantação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, previsto na Lei Orgânica Municipal. "Há uma grande demanda pela sua implantação. Já temos, da Prefeitura, a sinalização de que ele, de fato, será posto em prática. Mas sabemos que quando não há cobranças, as coisas não funcionam tão rápido quanto deveriam", comenta.

O grupo pretende reivindicar, ainda, a utilização de 30% dos recursos repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, priorizando a compra de produtos oriundos da agricultura familiar, além de dar prosseguimento às discussões sobre a gestão do Restaurante Popular.