Elizabeth Soares Elizabeth Soares 9/4/2009

Sua cultura pode ser seu diferencial competitivo

As empresas brasileiras têm se queixado de que seus profissionais, de um modo geral, em todos os níveis, apresentam uma formação muito restrita e sem conhecimentos gerais, como por exemplo, geografia, história, literatura, música e até mesmo pintura. As grandes empresas alegam também que precisam de gente com nível cultural mais elevado e apontam que esta é uma falha grave na formação de profissionais brasileiros que dão ênfase em questões técnicas e práticas nas áreas de gestão, marketing e finanças.

E por que o nível cultural é tão importante? Porque estimula um olhar mais amplo sobre o mundo e sobre as pessoas. A ideia que se defende aqui é que aqueles que desenvolvem novos pontos de vista tendem a apresentar melhor capacidade de diagnóstico, de ganhar velocidade para entender e fazer julgamentos em cenários mais complexos.

Inúmeros executivos brasileiros ao se compararem com os europeus, por exemplo, já perceberam o que podemos chamar de "déficit cultural" e têm procurado os chamados cursos de humanidades, tais como psicanálise e geopolítica.

Segundo o professor da FGV-SP, Luiz Carlos Cabrera, cada profissional deve estabelecer um projeto individual a fim de ampliar seu nível cultural. Veja algumas dicas que ele oferece:

  • Leia um livro por quinzena;
  • Assista a um filme por quinzena;
  • Vá a um concerto por mês;
  • Faça uma visita a um museu a cada dois meses;
  • Faça um curso de humanidade a cada três meses.


O que você pode ganhar adotando atitudes como estas em seu plano de desenvolvimento profissional? Destaque e reconhecimento são algumas das vantagens. Afinal, quando o inglês e o MBA fazem parte do currículo de quase todos, seu diferencial pode estar na qualidade das conversas que você consegue estabelecer com as pessoas e nas possibilidades que estes relacionamentos podem gerar para impulsionar e consolidar a sua carreira.


Elizabeth Soares
é psicóloga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Carreira) você quer ler nesta seção? A psicóloga Elizabeth Soares aguarda suas sugestões no e-mail educacao_carreira@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.