Trabalhadores da UFJF vão paralisar as atividades no dia 29 de setembro

Por

Sábado, 25 de setembro de 2010, atualizada às 13h

Trabalhadores da UFJF vão paralisar as atividades no dia 29 de setembro 

Da Redação

Os técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão paralisar as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro. Os trabalhadores se mobilizarão a partir das 9 horas, no Restaurante Universitário do Centro da cidade.

Setores como a biblioteca universitária e os restaurantes universitários (Campus e Centro) estarão fechados. Também não haverá transporte de trabalhadores e estudantes, atendimento na reitoria, secretarias e coordenações.

A manifestação faz parte da campanha salarial da categoria, que reivindica o direito à data-base (inexistente para servidores públicos no geral) e negociação sobre as tabelas remuneratórias para o ano de 2011. Eles também lutam pela isonomia salarial no Poder Executivo, tendo em vista que a diferença entre as categorias é considerável. Atualmente, os técnico-administrativos em educação formam a categoria com menor piso e menor teto salarial no Executivo.

Nesta paralisação, os trabalhadores pedem ainda o cumprimento de parte do acordo da última greve que ainda não se efetivou: a reestruturação do plano de carreira, com revisão dos cargos (criação, extinção e aglutinação) e reposicionamento de aposentados, prejudicados no último enquadramento.

Consórcio entre universidades

Conforme a deliberação da assembleia, os trabalhadores aproveitarão a oportunidade de estarem juntos no dia 29 de setembro para discutirem de que forma se dará a participação do técnico-administrativo no consórcio entre universidades do Sul e Sudeste Mineiro, cujo modelo está sendo firmado entre os reitores das instituições. Este será o primeiro passo da discussão entre os trabalhadores, que terão que levar o seu posicionamento, favorável ou contrário ao consórcio, ao Conselho Superior.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken