Acervo de Gilberto e Cosette de Alencar chega ao MAM Dentro de 10 dias, a coleção com mais de três mil obras
estará disponível para pesquisas

Renata Cristina
Repórter
23/05/2007

Cerca de três mil obras do acervo de Gilberto e Cosette de Alencar foram transferidas para o Centro de Estudos Literários (CEL) do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM). O material foi doado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela família dos escritores.

"Neste primeiro momento, todo o acervo passará pelo laboratório de restauro para uma higienização", explica Leila Barbosa, pesquisadora e responsável pelo CEL. Dentro de 10 dias, a coleção estará disponível para pesquisas, junto ao acervo de outros representantes das artes, como de Guima, Arthur Arcuri e do poeta Murilo Mendes.

Entre os itens da coleção, podem ser encontrados manuscritos, originais datilografados de livros, revistas francesas do final do século XIX e início do XX, recortes de jornal com as crônicas de ambos os autores, correspondências de intelectuais, tais como Murilo Mendes, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz, Afonso Guimarães e Carlos Drummond de Andrade e outros documentos que foram conservados pela família desde a morte da autora.

As visitas ao CEL podem ser agendadas pelo telefone: (32) 3229-7653, nos horários de 10h às 12h e de 13h às 18h, de terça a sexta. É possível também marcar em outras datas e horários, com antecedência.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...