Aldo Manfr?i

Por

Segunda, 06 de agosto de 2007, atualizada ?s 12h30

Adeus a Aldo Manfr?i. Atleta vai ganhar homenagem e ter seu nome em espa?o dedicado ao esporte
Guilherme Oliveira
Colabora??o*

"A mente vence o corpo". Esta frase proferida pelo atleta Aldo Manfr?i ganha ainda mais vida mesmo com seu falecimento, aos 82 anos, no ?ltimo s?bado, dia 04 de agosto de 2007. Pois se fisicamente n?o est? mais entre n?s, sua li??o de vida permanece e se torna ainda mais forte. De acordo com a prefeitura de Juiz de Fora, o pr?ximo espa?o dedicado ao esporte na cidade levar? o seu nome.

Manfr?i, um italiano que adotou Juiz de Fora como cidade em 1953, deixando para tr?s uma Europa arrasada pela guerra, deixa agora ?rf?o n?o somente o esporte, mas todos aqueles que com ele viveram e tiraram li?es de vida e de supera??o.

Manfr?i j? nasceu vencendo a insufici?ncia card?aca e asma em fevereiro de 1925, em Ancona, na It?lia. Viveu os dramas da Guerra que assolava a Europa e teve que tirar ainda mais for?as, j? no Brasil, para superar a morte da esposa e de um filho que morreram de c?ncer.

Para fortalecer ainda mais a sua frase, ele deu seu ?ltimo exemplo. Ele deixa o mesmo corpo que o fez percorrer milhares de km e darem tantas bra?adas nas ?guas e segue seu novo caminho. Mais uma vez a mente venceu o corpo.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF