Quinta-feira, 30 de setembro de 2010, atualizada às 17h38

Sport empata com o Venda Nova fora de casa

Clecius Campos
Repórter

Em um jogo com pênaltis e expulsões, o Sport Club Juiz de Fora empatou com o Venda Nova (Nova Lima) em 2 a 2, fora de casa, na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro. Após abrir o placar aos três minutos do primeiro tempo, o Verdão sofreu dois gols ainda no primeiro tempo, mas conseguiu se recuperar e arrancar um empate, aos 37 minutos com gol de Tiago Emílio.

Com o ponto a mais, o clube fica com 11 pontos — se considerada a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) que tirou seis pontos do clube, por ter entrado em campo com jogadores não cadastrados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) — e está na terceira posição da Chave A, classificado para a próxima fase da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro.

No entanto, o site da Federação Mineira de Futebol (FMF) coloca o time na segunda posição, com 17 pontos ganhos, em nove jogos, e atrás apenas do Nacional de Nova Serrana. Segundo a assessoria de comunicação da FMF, os pontos não foram retirados, pois há recurso da decisão em trâmite no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O técnico da equipe, Nando Ozório, afirma que independente da decisão, o grupo continuará lutando para se manter entre os que seguem para a próxima fase do campeonato. "Independente do recurso, já conseguimos a classificação novamente. O grupo está consciente das dificuldades, mas vai continuar lutando."

O jogo

Incentivado por uma vitória do Arsenal sobre o Ideal de Ipatinga por 2 a 1 — o que manteve o clube do Vale do Aço com 11 pontos ganhos — o Sport entrou em campo disposto a vencer. Aos 3 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, Tiago Emílio abriu o placar para a alegria dos torcedores do Periquito. A comemoração durou pouco. Dois minutos depois o atacante do Venda Nova, Diego, recebeu cruzamento na área e cabeceou livre para o fundo da rede.

Enquanto o Sport esbanjava posse de bola, o Venda Nova investia em contra-ataques. Em um dos lances, aos 28 minutos do primeiro tempo, uma bola dividida na área do Verdão foi interpretada como falta: pênalti a favor do Venda Nova. Iago cobrou e virou o jogo para o time da casa. Aos 48 da etapa inicial, outro pênalti marcado contra o Periquito. A defesa de Gonçalves livra o Sport de tomar mais um gol.

A segunda etapa foi mais equilibrada, com oportunidades de gols para o Sport. Mas foi aos 37 minutos que Luís Alves, arrancando do campo de defesa, fez passe para Tiago Emílio, que empatou a partida em 2 a 2.

Expulsões no finalzinho

Aos 45 minutos do segundo tempo, uma série de expulsões marcou a atuação da arbitragem. A primeira foi do goleiro do Sport, Gonçalves, que teria tocado a bola fora da área. Júnior Negão foi para o gol, enquanto o árbitro dava mais cinco minutos de partida. Aos 48 minutos, após falta, o jogador do Periquito, Grafite, foi expulso. Uma confusão generalizada ocorre e o árbitro expulsa um jogador do Venda Nova e o Reginaldo, do Sport.

Em nome do Periquito, Ozório desferiu duras críticas à arbitragem. "Foi uma total falta de respeito com o Sport. Ficamos com a sensação de que fomos roubados, mas o ladrão não levou tudo. As adversidades ajudam o time a vencer. Foi um ponto suado, um empate com gosto amargo."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken