Juiz de Fora ? p?lo produtor de meias A produ??o ? superior a 300 mil pares de meias por dia, o que leva a cidade a ser o segundo p?lo produtor no pa?s, perdendo somente para S?o Paulo, capital


Priscila Magalh?es
Rep?rter
13/10/2008

A produ??o industrial de meias em Juiz de Fora coloca a cidade como o segundo p?lo produtor do Brasil, ficando atr?s apenas de S?o Paulo. Informa?es do Sindicato das Ind?strias de Meias da cidade (Sindimeias) mostram que s?o cerca de 50 f?bricas, produzindo seis milh?es de pares por m?s. H? dois anos, a produ??o estava em torno dos cinco milh?es mensalmente.

Entretanto, o propriet?rio de uma f?brica da cidade, Frederico Amorim Moreira, no mercado h? dez anos, vai um pouco al?m e tamb?m considera as ind?strias informais. Segundo ele, o n?mero deve estar pr?ximo a 80 f?bricas.

Dados do Sindimeias tamb?m mostram que entre 2004 e 2006, a produ??o cresceu. No primeiro ano, eram produzidas 22.061 toneladas de meias. Em 2006, quando o setor empregava mais de dois mil funcion?rios, o n?mero passou a 23.460 toneladas.

O fabricante conta que h? dez anos eram apenas duas grandes empresas na cidade e cerca 15 m?dias e pequenas. O maior crescimento do setor foi percebido h? cerca de seis anos, sendo que h? quatro, o n?mero de f?bricas dobrou. Entre os fatores que contribu?ram para este aumento, est?o a queda de pre?o das m?quinas novas, o que provocou uma renova??o nas f?bricas maiores. As m?quinas usadas foram vendidas para quem ainda n?o produzia. Segundo Frederico, nos ?ltimos dois anos, o n?mero de fabricantes aumentou de 30% a 40%.

Frederico ainda leva em considera??o a melhoria do padr?o de vida das classes mais baixas. "Isso estimulou o consumo", observa. O fabricante diz que o aumento das vendas foi percebido, principalmente, para as cidades do Nordeste brasileiro. Ele estima um crescimento da produ??o em cerca de 30% no ramo entre 2007 e 2008, em Juiz de Fora.

foto de meias coloridas foto de meias coloridas

As meias produzidas na cidade s?o vendidas para Pernambuco, S?o Paulo, Goi?s e Rio de Janeiro. Destes locais, elas ainda seguem para outras cidades. O consumo interno ? pequeno, se comparado ? produ??o di?ria. Frederico explica que s?o cerca de 700 m?quinas eletr?nicas produzindo, diariamente, cerca de 330 mil pares por dia. "Cada m?quina eletr?nica produz 40 d?zias de meias de algod?o por dia", explica.

As m?quinas mec?nicas, usadas no in?cio da produ??o, ainda est?o trabalhando na cidade. Elas produzem as meias sociais, mais finas, produzidas em larga escala h? cerca de cem anos. "S? depois ? que come?ou a produ??o das de algod?o, mais grossas, pois percebeu-se que elas absorviam o suor e a outra mais fina, n?o".

O fabricante conta que existem m?quinas de cem anos ainda funcionando em Juiz de Fora. "Na minha f?brica tem algumas de 50 anos atr?s. M?quinas de meias ? uma coisa muito antiga", diz. E completa, contando a hist?ria de que um dos grandes produtores, atualmente, veio ? cidade aprender como fabricar. "Aqui j? havia uma col?nia de libaneses que produzia. A fam?lia era propriet?ria de uma relojoaria em Araraquara e o pai mandou um de seus filhos para aprender aqui em Juiz de Fora".

Exporta??o

Apesar do problemas pelos quais passa a economia mundial, com a crise americana e o aumento do d?lar, Frederico diz que as esperan?as para o futuro deste segmento em Juiz de Fora s?o positivas. Ao mesmo tempo que o aumento da moeda americana dificulta a entrada de produtos importados no pa?s, estimula a produ??o nacional e a exporta??o, mas o fabricante teme pela mat?ria-prima. "Usamos mat?ria-prima 100% importada e acabamos pagando mais caro".

foto de meias coloridas foto de meias coloridas

Al?m disso, ele diz que os pa?ses n?o importaram o produto por causa da crise em setembro. "Ainda n?o exportamos e n?o d? tempo mais de chegar ao mercado externo antes do Natal". Entretanto, ele ? otimista e acredita na recupera??o do mercado. Dados do Sindimeias mostram que a exporta??o do produto ? pequena, quando comparada ? produ??o total. Em 2004, quando 22.061 toneladas de meias foram produzidas, 376 foram exportadas. J? em 2006, quando a produ??o foi de 23.460 toneladas, 325 foram exportadas.

Sobre os custos da produ??o, Frederico diz que n?o s?o altos. O investimento acontece em torno do investimento no maquin?rio. Ao mesmo tempo, h? uma economia na m?o-de-obra, j? que as m?quinas produzem automaticamente. Segundo o fabricante, esse baixo custo reflete diretamente no pre?o das meias. "? um produto barato. Uma d?zia custa entre R$ 14* e R$ 30*".

Diagn?stico aponta car?ncias e potencialidades do setor t?xtil

A Federa??o das Ind?strias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com o Sindicato das Ind?strias do Vestu?rio de Juiz de Fora (Sindivest-JF) lan?am nesta quarta-feira, 15 de outubro, ?s 19h30, o Diagn?stico das Ind?strias do Setor T?xtil e Vestu?rio de Juiz de Fora.

O Diagn?stico aponta as car?ncias e as potencialidades do setor na cidade a partir de uma pesquisa que tra?ou o perfil da atividade t?xtil. Os n?meros foram apurados em novembro e dezembro de 2007 e em janeiro deste ano entre 187 empresas representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva, formada por empresas de fia??o, tecelagem, malharia, meias, confec??o e beneficiamento. O resultado aponta que a cidade continua tendo um dos parques t?xteis mais expressivos do pa?s.

Juiz de Fora ? apontada como o terceiro munic?pio de Minas com maior n?mero de empresas do setor t?xtil e de confec?es e emprega 30,6% dos trabalhadores da ind?stria. As pequenas e m?dias empresas predominam na cidade, ocupando 68,6% e 27,6%, respectivamente. As m?dias e grandes somam 3,7%. Segundo o Diagn?stico, o setor de meias se destaca. Na cidade est?o 90% das ind?strias fabricantes de Minas e 28,5% do pa?s.

Informa?es enviadas pelo Sindivest-JF

*Valores fornecidos em outubro de 2008