Cirurgia pléstica

Por

Cuidados pr? bisturi
Dicas para quem pretende se submeter a
uma pl?stica: os pr?-operat?rios e a melhor idade

::: Ludmila Gusman
23/07/02

Quem n?o quer ficar mais bonita e atraente? Para corrigir imperfei?es e "drenar" aquela gordurinha que vem se acumulando no corre-corre do dia-a-dia, a solu??o mais imediata ? a cirurguia pl?stica. Mama, nariz, abd?men, orelhas, p?lpebras... n?o importa. O desejo ? um s?: sentir-se bonita e de bem com a vida. O cirurgi?o pl?stico, Jo?o Mansur (foto abaixo), garante que a opera??o pode ser feita com seguran?a e faz algumas recomenda?es.

O primeiro passo ? reservar a vaga em um m?dico de confian?a. Para evitar problemas, ? preciso ter muito cuidado com a escolha do m?dico. Procure refer?ncias com pessoas que j? foram operadas para ter a certeza de que o resultado foi satisfat?rio. Feito isso, o cirurgi?o escolhido pedir? os exames de sangue, glicose, urina e o parecer cardiol?gico. Dez dias antes da cirurgia a paciente passa por uma consulta pr?-anest?sica. Nela, o m?dico anestesista analisa os exames pedidos pelo cirurgi?o pl?stico e examina a paciente. Todas as d?vidas que surgirem poder?o ser esclarecidas pelos m?dicos. "Al?m do cirurgi?o, o anestesista est? presente o tempo todo na cirrugia, o que oferece ainda mais seguran?a", diz Jo?o Mansur.

Outra recomenda??o importante ? ser sincera com o m?dico. Os problemas durante a cirurgia podem ser evitados se todas as informa?es forem passadas com clareza. Se o paciente, por exemplo, usa coca?na ou antidepressivos, n?o deve esconder isso dos m?dicos, pois a resposta aos medicamentos aplicados durante a cirurgia poder? ser nula. Aprovado nos exames pr?-operat?rios e com todas as d?vidas esclarecidas, o paciente estar? em condi?es de entrar na sala de cirurgia.

A partir de que idade

  • Mamoplastia
    • Diminui??o dos seios - indicada para mulheres acima de 15 anos. Pode ser est?tica ou para corrigir um defeito postural da coluna c?rvico lombar devido a sobrecarga de peso, podendo gerar fortes dores lombares ou defeitos graves de postura. Pode ser feita com anestesia local. Dura em m?dia duas horas.

    • Aumento dos seios - A solu??o ? o implante de silicone. A paciente juntamente com o m?dico escolhe o tamanho ideal. Atualmente as mamas volumosas est?o em evid?ncia e os implantes utilizados variam de 165 a 300 cc. Os implantes atuais s?o seguros e n?o causam rejei??o. S?o compostos por material inerte com revestimento externo especial que impede o problema do endurecimento. Em muitos casos a cirurgia ? feita com cicatrizes inaparentes atrav?s da ar?ola, sulco sub-mam?rio ou axila. A paciente n?o precisa ficar internada no final do dia est? de alta. Anestesia pode ser local, peridural ou geral. Em sete dias a paciente retorna a vida normal.

  • Lipoaspira??o e lipoescultura
    Para eliminar excesso de gordura na barriga, culotes, na parte interna da coxa, bra?os e papada. Esta t?cnica consiste em retirar gordura por aspira??o. Para chegar a essa gordura faz-se uma incis?o na pele e ? introduzida uma fina c?nula que faz a aspira??o. A paciente precisa fazer uma avalia??o cl?nica e laboratorial antes da cirurgia. A anestesia pode ser local, peridural ou geral. No caso de querer corrigir alguma depress?o ou aumentar alguma regi?o, parte dessa gordura pode ser separada e colocada nas regi?es desejadas. A lipoescultura n?o provoca nenhum tipo de rea??o al?rgica ou rejei??o, j? que a gordura ? do paciente. A recupera??o ? r?pida com dois dias de repouso at? retirar os curativos e usar um modelador corporal para diminuir o incha?o. Dependendo da extens?o da regi?o tratada, o retorno ?s atividades normais duram de cinco a sete dias.

  • Rinoplastia - pl?stica de nariz
    Indicada para mulheres ou homens acima de dezesseis anos. ? procurado tanto para corrigir dificuldades respirat?rias quanto est?tica (complexos principalmente na adolesc?ncia). Anestesia local com alta hospitalar no mesmo dia.

  • P?lpebras
    Indicada para pessoas que t?m excesso de pele na regi?o dos olhos ou bolsas palpebrais que as deixam com aspecto de cansada e envelhecida. A procura deste procedimento ocorre tanto em homens quanto em mulheres com mais de 35 anos. N?o ? necess?ria interna??o, podem ser realizadas no consult?rio com anestesia local.

  • Ortoplastia - orelhas em abano
    Os cirurgi?es aconselham que a cirurgia seja feita na ?poca da pr?-escola antes que seja dado algum apelido que pode interferir no perfil psicol?gico da pessoa. O procedimento ? r?pido, seguro e indolor. Usa-se anestesia local acompanhada ou n?o de seda??o leve. O procedimento dura em m?dia uma hora e meia com alta no mesmo dia. Pontos s?o retirados em uma semana e s?o impercept?veis. No p?s operat?rio a paciente dorme com uma faixa para que n?o ocorra tor??o no travesseiro. Evite ficar ao sol ou em calor intenso para evitar incha?os.