Cães e gatos têm raças mais indicadas para criançasVeterinária afirma que tamanho, temperamento e espaço físico são essenciais no momento de escolher a melhor companhia para as crianças

Victor Machado
*Colaboração
25/5/2011
Cachorro em cima de uma cama

É comum os pais presentearem os filhos com animais de estimação. Muitas vezes, os cães ou gatos se tornam companheiros dessas crianças. Mas, para que essa relação não fique conturbada, é importante ter atenção as características do animal e do filho.

Segundo a veterinária Kátia Mafra, a escolha da raça é importante para que a relação entre a criança e o animal seja harmoniosa. "A escolha de características semelhantes é fundamental. A criança e o animal não têm muita noção de espaço e das brincadeiras. Por isso ambos devem se encaixar." Ela comenta que o temperamento da criança deve ser analisado, para que não influencie nas atitudes do animal.

Cães de grande porte

A veterinária afirma que entre os cães de grande porte, os mais indicados para crianças estão labradores, boxers e golden retrieveres. Apesar de serem animais grandes, as três raças têm boa tolerância com crianças, com movimentação e barulho. "Eles são muito dóceis, são pacientes e obedientes. São cães que se tornam amigos das crianças."

O boxer tem uma característica de proteção às crianças. Já as outras duas raças têm bom relacionamento com seres humanos. "Além disso, são cães que gostam de brincar, de correr. Isso é muito bom para os que querem um bom companheiro." Apesar disso, a veterinária comenta que os cães, por serem de grande porte, podem acabar machucando. "Sem querer, podem fazer uma brincadeira um pouco mais forte. Mas não é por maldade. Isso acontece por causa da diferença de força entre o animal e a criança."

Cães pequenos

Kátia afirma que os cães de pequeno porte não têm muita tolerância para crianças. Entre os mais indicados estão buldog francês, pug e westie. "Essas são mais compatíveis com crianças. Mas os cães pequenos têm uma característica arredia e não gostam de muita movimentação. Ficam irritados."

Além disso, a veterinária comenta que, em casos de animais muito pequenos, pode ocorrer de a criança machucá-los. Isso acaba deixando-os inseguro e faz com que eles se tornem perigosos perto da criança. "O animal pode não gostar e achar que as brincadeiras são para machucar." Kátia explica que esse tipo de cachorro é mais indicado para meninas. "Elas gostam de ficar alisando o pelo e de cuidar. Nesses casos, o animal não precisa ser agitado."

Adultos ou filhote?

De acordo com a veterinária, os pais que desejam comprar cães para crianças com até cinco anos de idade devem procurar um cachorro que seja adulto. "É muito mais fácil controlar um animal adulto. Ele já tem uma noção maior do certo e do errado." A partir dos cinco anos, o ideal é que o animal seja filhote, para que crie um vínculo com a criança desde pequeno. "O filhote é interessante porque ela já vai crescendo e se acostumando com a criança. Quando ele estiver maior, as brincadeiras não vão ser desproporcionais. Também tem o vínculo afetivo que vai sendo criado entre a pessoa e o animal."

Gatos

Foto de gatosKátia afirma que crianças muito pequenas não têm interação com gatos, mas, que existem algumas raças um pouco mais adequadas para esse público. Segundo ela, o gato persa é uma raça muito adequada. Eles são mais tranquilos e permitem uma maior interação. "Alguns gatos não gostam de contato. O persa é muito tranquilo." Para crianças mais agitadas a veterinária aconselha as raças pelo curto brasileiro e siamês, pois se tratam de animais que gostam de brincar.

O ideal é adquirir os gatos ainda filhotes. Por não serem animais dados ao contato com crianças, como os cães, eles precisam se acostumar com esse convívio para que tenham uma relação saudável. A veterinária ainda aconselha que os pais acompanhem os filhos e os animais. Mesmo os mais dóceis podem se irritar com algo e acabar ferindo as crianças.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Tamanho e temperamento

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.