Atleta juiz-forano participa de Ultramaratona 24h neste fim de semana

Por

Atleta juiz-forano participa de Ultramaratona 24h neste fim de semana
Quarta-feira, 19 de agosto de 2015, atualizada às 15h52

Atleta juiz-forano participa de Ultramaratona 24h neste fim de semana

Neste final de semana o professor e ultramaratonista Gláucio Monte-Mór vai disputar, pela segunda vez, da Ultramaratona Rio 24 – Fuzileiros Navais."A prova não tem quilometragem, são 24 horas de corrida e cada atleta terá que correr o máximo possível. Quem fizer o maior percurso será o vencedor", explica.

O atleta tem oito provas com distâncias acima das percorridas em maratonas (42km) no currículo e espera que a experiência acumulada reflita no resultado conquistado nas pistas durante a Ultramaratona. Em 2014, Gláucio terminou em 10º lugar geral e 2º em sua faixa etária.

De acordo com Gláucio, a expectativa para a edição 2015 é maior. "Quando fui para a Ultra 24h de 2014, eu nunca tinha feito uma prova tão longa assim, somente a de 12h, que tinha sido a maior. Depois, pulei direto para a de 24h porque é difícil achar uma prova entre as 12h e as 24h. Então a Ultra 24h era uma novidade completa. As outras provas que havia feito, apesar de serem muito longas, seguiam a fórmula de acordar de manhã, correr o dia inteiro e dormir a noite. No 24h, você atravessa a madrugada e realmente isso foi o grande desafio. Eu senti a dificuldade de ser a primeira vez, fiquei com medo no início da prova, parei várias vezes antes de estar realmente cansado. Não considero que fui mal, mas tive alguns erros que foram de iniciante, de estreante em uma prova dessa. Nesse ano, estou indo com a experiência de ter feito a prova uma vez. Já sei o que é e vou adotar uma estratégia com um pouco menos de medo", relata.

O atleta reforça que o treinamento para a corrida vem desde o início do ano, e que os treinos semanais são longos. "Comecei a treinar em janeiro desse ano, para a prova da África do Sul, realizada no dia 31 de maio. Em junho, dei uma pequena parada de duas semanas e já voltei no mês de julho, com foco na Ultramaratona 24h. Considero que tenho quase oito meses de treinamento, com um volume semanal médio entre 100km e 170km. Além disso, fiz muitos treinos longos e simulados. No final de semana sem fingimento, fiz um treino de 24km no sábado de manhã; corri 30km no sábado de tarde e domingo foram mais 56km", conta.

Com tanto esforço, o ultramaratonista espera melhorar a marca de 2014 neste ano. "A minha expectativa é simplesmente superar a minha distância. Ano passado corri 157km, fui 10º lugar geral e vice campeão na faixa etária. Pra mim, a colocação geral e por faixa etária é consequência e por isso, vou trabalhar para superar a minha distância", conclui.

Com informações da VidAtiva