Música em suas mãos Que tal desfilar por aí com uma bolsa feita com disco de vinil?

Sílvia Zoche
Repórter
31/10/2006
Flávia Almeida ensina o passo-a-passo para fazer a bolsa com disco de vinil. Para isso, é necessário ter uma máquina de costura para facilitar o processo. Clique no ícone ao lado

Aprenda!

Foto de uma bolsa feita com disco de vinil pequeno Já reparou que não são poucas as vezes que conversas em bares e festas informais rendem idéias surpreendentes? Conceitos que seriam muito mais difícil de se concluir em uma reunião formal. Isso vale para qualquer setor da vida.

Foi em um bom bate-papo, desprovido de qualquer interesse mais profundo, que "gerou" em uma bolsa com estilo diferente, que faz sucesso por onde passa.

Certo dia, a artesã Flávia Almeida conversava com uns amigos DJs, e surgiu o assunto sobre discos de vinil. "A gente começou a falar sobre o que fazer com os discos e um deles deu a idéia de criar uma bolsa". Flávia gostou e colocou a imaginação para funcionar. "Acho que a bolsa deles não deu certo", ri.

Em compensação, sua criatividade rendeu diversos modelos. "Fiz muitas de uma só vez", e já foram todas vendidas. Flávia, que é formada em Administração de Empresas, tem paixão pelo trabalho artesão voltado para a moda.

Foto de uma bolsa feita com disco de vinil pequeno Seu trabalho foi aprovado pela artesã Letícia Nogueira da Fonseca, que tinha uma loja de roupas e acessórios customizados. "Ela viu meu trabalho, me chamou e comentou que tinha mais uma amiga trabalhando em sociedade, a Érika [Senra]".

Foi nesta loja, onde hoje trabalham Flávia (foto ao lado) e Érika, que as pessoas puderam conhecer de perto a bolsa de vinil, que pode ser feita com discos pequenos, médios e grandes.

Flávia já tentou usar discos coloridos, mas a técnica que usa para furar mancha o material. "E não fica bonito. Mas alguém me falou que descobriu uma maneira de não manchar". Infelizmente, no dia da matéria, Flávia ainda não sabia qual é esta forma.

O material

Antes de qualquer coisa, é bom saber que para fazer esta bolsa, é preciso saber usar a máquina de costura. Ou conhecer alguém que faça isso por você. Quem sabe montar a bolsa não é um bom motivo para aprender a mexer com costura? "Meu pai é alfaiate, então, tenho contato com a máquina desde sempre".

Quanto ao tecido, não há grandes exigências, desde que seja resistente, afinal você vai carregar muitas coisas ali dentro. "Mesmo a bolsa pequena cabe bastante coisa nela", diz.

Foto de uma bolsa feita com disco de vinil grande, com uma flor de tecido no meio No passo-a-passo, Flávia usou um brim preto, mas pode ser jeans ou popeline, por exemplo. Para costurar o disco no tecido, é necessário fazer furos em toda a circunferência externa do vinil. Para isso, Flávia usa uma solda.

Quem não tem esse equipamento em casa, há uma solução simples. "Você pode esquentar a ponta de um prego no fogo", diz Flávia. E nunca é demais lembrar. Cuidado para não se machucar.

Flávia, que já faz a bolsas há um bom tempo, gasta cerca de duas horas para deixá-la pronta. Os discos de vinil comprados são aqueles que não estejam mais em bom estado, com alguns arranhões. "E é baratinho. Eu compro vários por R$ 1", conta Flávia.

Acompanhe o passo-a-passo desta bolsa

Para um visual ainda mais personalizado, a dica de Flávia é colar tecidos em formatos diferentes, como flores (veja na foto acima). "Usei cola de fixação rápida mesmo. A branca não funciona", explica Flávia.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.