J?lia & Leonardo Gravina de Faria

Por

J?lia & Leonardo Gravina de Faria A dupla de pintores que faz arte
em Juiz de Fora

Uma dupla mais que din?mica! Assim s?o os irm?os J?lia, 7, e Leonardo, 10, que se aventuram pelo mundo m?gico da pintura. Ela, extrovertida, brincalhona, moleca e muito esperta. Ele, educado, detalhista e inteligente. Juntos eles pintam, nadam, estudam e se divertem.

A paix?o pela pintura aconteceu por acaso, atrav?s de uma amiga, e se transformou no passatempo preferido da dupla. Apesar das dificuldades no primeiros quadros, eles garantem: vale a pena! Vamos conhecer mais um pouquinho desses "fazedores de arte"!

Como aconteceu o primeiro contato de voc?s com apintura?
Leonardo - Uma amiga nossa estava fazendo as aulas e chamou a gente para participar. Eu n?o estava com vontade de aprender e achava que ia ser meio chato!
J?lia - Ah, eu queria ir sim! A minha amiga disse que era legal, ent?o resolvi ver como era.

Voc?s gostaram?
J?lia - Eu adorei! Principalmente quando vi que a gente podia lanchar depois da aula. J? at? comi sorvete l?!!!
Leonardo - Eu gostei muito. N?o sabia desenhar e pensava que ia ser muito dif?cil, mas a professora fez os desenhos com o carv?o de churrasco. Ent?o, a gente pintou por cima e foi aprendendo as t?cnicas.

Como s?o as aulas?
J?lia - S?o muito legais. A gente escolhe os quadros e vai pintando. Quando eu estava desanimada com um quadro de passarinho, a tia Izaura me ensinou uma t?cnica e eu acabei rapidinho.
Leonardo - A gente tenta desenhar e a professora sempre d? uma ajuda. Mas o legal ? que l? n?o ? s? uma aula de pintura, ? de artes em geral. Aprendemos outras coisas, como pensamentos bons e ruins, atrav?s de umas est?rias que a professora conta.
J?lia - ?. Podemos brincar de massinha, varetas, desenhar... Quase toda a aula a gente comemora um anivers?rio l?. Fazemos tamb?m presentes para o Natal, Dia dos Pais, das M?es. No ?ltimo Dia das M?es, fizemos uma caixinha linda.

Qual o quadro que voc?s mais gostam?
J?lia - Gosto dos mais dif?ceis. Um de paisagem e da ?rvore de neve. Principalmente, o de neve porque para fazer o branco precisamos de uma t?cnica que faz cosquinha no dedo.
Leonardo - S?o tantos. Gosto do cavalo, do puma e da ?guia. Tem um da Usina de Marmelos que gosto tamb?m. Foi o primeiro que precisei usar a esp?tula para pintar.

Al?m de pintar, o que voc?s gostam de fazer?
J?lia - Brincamos como quase toda crian?a! Gosto de ver desenhos do Bob Esponja, O show de Amanda... e tamb?m montei um clube na escola, onde a gente fica fazendo de conta que est? no desenho.
Leonardo - Sou mais de ficar no computador. Adoro jogos de luta.

E na escola?
J?lia - Eu gosto de portugu?s e n?o gosto de educa??o f?sica.
Leonardo - N?o gosto de portugu?s e ensino religioso. Tenho facilidade para hist?ria e geografia.

Voc?s fazem outra atividade al?m da pintura?
J?lia - Eu fa?o dan?a, nata??o e conservat?rio de m?sica. Este ? o meu primeiro ano l? no conservat?rio e fa?o flauta e aula de criatividade. Sei tocar "Lenha Verde" e "Tic Tac". Na dan?a, tenho aulas de jazz, ballet e outras m?sicas mais agitadas. Tamb?m quero fazer dan?a italiana com a tia Patr?cia.
Leonardo - Fa?o nata??o, karat? e conservat?rio de m?sica. Estou l? desde 2002, e fiz flauta, piano e agora fa?o viol?o e violino. Na ?poca da flauta, eu n?o gostava e faltei um monte de aulas!

L?o, como ? a J?lia?
Leonardo - Ela ? muito vaidosa. Adora um "borococh?". Tamb?m gosta de falar bastante, extrovertida pra ela ? pouco!

Verdade, J?lia?
J?lia - ?. Nossa especialidade ? falar! Sou muito vaidosa, amo brinco, pulseira, anel, maquiagem, esmalte. Roupa tamb?m!!!

E como ? o Leonardo?
J?lia - Ele ? muito agitado e invocadinho. Adora me bater e brincar de luta, s? por causa do karat?.

Qual a mensagem de voc?s para as outras crian?as que querem aprender a pintar?
Leonardo - Durante as aulas, aprendemos coisas bem legais. Vale a pena.