Câmara retoma votação da prorrogação da CPMF até 2011

Por

Quarta, 15 de agosto de 2007, atualizada ?s 13h17

C?mara retoma vota??o da prorroga??o da CPMF at? 2011


Fernanda Leonel
Rep?rter

A vota??o para prorroga??o da Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira (CPMF) continua nesta quarta-feira, 15 de agosto, na Comiss?o de Constitui??o e Justi?a e de Cidadania (CCJ) da C?mara dos Deputados.

A CCJ iniciou na ter?a, 14, a discuss?o da mat?ria, mas n?o houve tempo para vota??o. ? que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu acatar outras seis propostas sobre o tema.

A prorroga??o ? considerada fundamental para equil?brio das contas do governo, j? que o dinheiro arrecadado equivale a uma porcentagem consider?vel das contas da uni?o. Em 2006, a CPMF rendeu R$ 32 milh?es aos cofres federais.

No entanto, parte da sociedade civil organizada e diversos segmentos p?blicos se posicionam contra. A contribui??o, como o pr?prio nome diz, foi criada com o t?tulo de provis?ria, em 1996. Desde ent?o, o banco debita na conta do cliente 0,38% sobre as movimenta?es, para ser repassado ao governo federal.

O Sindicato dos Auditores Fiscais de Minas Gerais (SindiFisco), por exemplo, acredita que a medida ? equivoca e n?o ataca o cerne da quest?o. O presidente do sindicato, Lindolfo Fernandes de Casto, afirma que o problema s? poder? ser resolvido com uma reforma que se proponha a acabar com a injusti?a tribut?ria.

Depois de aprovado na CCJ, o projeto ainda vai continuar tramitando na C?mara e no Senado at? aprova??o definitiva. Se n?o for prorrogada, a cobran?a da contribui??o acaba no fim do ano.

Enquete

O que voc? acha da cobran?a da CPMF?
      Acho desnecess?rio
       Acho importante
   


Envie um e-mail dando sua opini?o sobre o assunto para redacao@acessa.com que vamos publicar no portal