Campanha de vacinação contra a rub?ola pretende imunizar 95% da população de JF. Em 2007, pouco mais de 50% foi vacinada

Por

Ter?a-feira, 22 de julho de 2008, ?s 12h30, atualizada dia 11 de agosto de 2008, ?s 16h45

Campanha de vacina??o contra a rub?ola pretende imunizar 245 mil pessoas em JF. Empresas podem agendar vacina??o para funcion?rios



Marinella Souza
*Colabora??o

A Secretaria de Sa?de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) deu in?cio ? Campanha de Vacina??o contra a Rub?ola no dia 09 de agosto. O objetivo ? imunizar 245 mil pessoas, preferencialmente entre 12 e 39 anos e que perten?a ao p?blico masculino, at? 12 de setembro.

Mulheres gr?vidas ou que estejam planejando uma gravidez e aquelas imunodeprimidas, como as portadoras de HIV n?o devem tomar a vacina. Confira os postos de vacina??o divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora

Segundo a assessoria do o departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica da SSSDA, as empresas da cidade que desejarem que os vacinadores agendem a vacina de seus funcion?rios no pr?prio local de trabalho, podem enviar um e-mail para rubeola@pjf.mg.gov.br.

As vacinas tamb?m est?o dispon?veis em todas as Unidades B?sicas de Sa?de (UBSs), no Departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente (PAM Andradas e Esp?rito Santo), Departamento de Sa?de do Trabalhador, Policl?nica de Benfica e PAM Marechal.

Segundo a chefe do departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica da SSSDA, Viviane L?cia Carneiro, em 2007, apenas, 60% da popula??o foi vacinada. "Este ano vamos fazer uma campanha diferenciada para que mais pessoas se conscientizem da import?ncia da vacina??o. ? preciso que toda a popula??o se vacine".

Viviane adianta que ser? oferecida a tr?plice viral para homens e mulheres de 12 a 19 anos, e a dupla viral para aqueles que est?o entre 20 e 39 anos. A tr?plice viral protege contra caxumba, sarampo e rub?ola, enquanto a dupla imuniza contra a rub?ola e o sarampo.

Todas as pessoas que est?o dentro da faixa et?ria citada devem ser imunizadas. "Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve repetir a dose para garantir a imuniza??o. N?o h? problema em se vacinar novamente".

Viviane explica que a rub?ola ? uma doen?a viral, transmitida atrav?s das vias respirat?rias e 50% dos casos s?o assintom?ticos, nos outros 50% as pessoas sentem uma febr?cola, manchas avermelhadas no corpo, incha?o nos g?nglios e dores nas articula?es.

A chefe do departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica adianta ainda que n?o s?o s? as mulheres que devem se vacinar. "? muito importante que os homens at? 49 anos se vacinem tamb?m porque eles s?o transmissores da doen?a. O grande problema da rub?ola ? a S?ndrome da Rub?ola Cong?nita porque a m?e infectada passa o v?rus para a crian?a que pode ter conseq??ncias para o resto da vida, como surdez, cardiopatias ou cataratas".

Segundo dados da Ag?ncia Nacional de Sa?de, em 2006, os casos confirmados da doen?a aumentaram em Minas Gerais e Rio de Janeiro. J? em 2007, a doen?a atingiu 20 estados brasileiros, totalizando 8.156 casos, sobretudo nas regi?es Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. A faixa et?ria mais acometida ? a de 20-34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram no sexo masculino.

Mobiliza??o nacional

O ministro da sa?de Jos? Gomes Tempor?o, segundo a assessoria de imprensa da Ag?ncia de Sa?de, enviou no fim de junho cartas individuais a v?rios pol?ticos e a secret?rios ligados ? sa?de, para que participem ativamente da campanha, com o objetivo de sensibilizar a popula??o. O minist?rio enviou tamb?m para os estados e munic?pios o plano de a??o da campanha, assim como o manual t?cnico-operacional.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF