Floriculturas de JF esperam queda nas vendas no Dia de Finados

Por

Floriculturas de JF esperam queda nas vendas no Dia de Finados
Quarta-feira, 31 de outubro de 2012, atualizada às 17h25

Floriculturas de JF esperam queda nas vendas no Dia de Finados em relação ao ano passado

Andréa Moreira
Repórter

Faltando apenas dois dias para o feriado de Finados, celebrado nesta sexta-feira, 2 de novembro, parte dos comerciantes de Juiz de Fora não registram um aumento nas vendas de flores, em relação a 2011. Em alguns casos, as floriculturas acreditam que haverá uma redução nas vendas, se comparado ao ano passado, como revela a funcionária da floricultura Parque das Flores, Jucélia Moraes. "Estou há muito tempo neste ramo e já pude perceber que em 2012 teremos uma redução superior a 15%," afirma, apresentando uma das possíveis causas. "Em 2011, o Dia de Finados caiu em uma quarta-feira, fazendo com que a maioria das pessoas ficasse em Juiz de Fora. Mas neste ano, como o feriado caiu na sexta-feira, muitas pessoas devem pegar a estrada", diz.

A gerente da floricultura Casarão das Flores, Priscila Losche, não está otimista quando se fala em uma comparação ao ano passado, entretanto, acredita que haverá um aumento de 10% em relação aos dias normais. "Normalmente as vendas do Dia de Finados ficam no mesmo patamar. A não ser, em casos como o de 2011, em que o feriado caiu no meio da semana, fazendo com que as pessoas permanecessem na cidade e as vendas alavancassem."

Apesar da previsão de queda nas vendas, por parte dos comerciantes, as floriculturas irão funcionar nesta sexta-feira, 2, em horário normal.

Trabalho diferenciado

O ato de enfeitar os túmulos com flores no Dia de Finados, é uma forma encontrada para homenagear os mortos. Atualmente, as pessoas possuem outras opções para prestar esta homenagem, como explica o designer de flores Renê Mendonça. "Durante este dia, claro que também comercializamos flores, mas o nosso forte é um trabalho diferencial que fazemos, com a confecção de arranjos em forma de coração ou cruz, por exemplo", conta.

O trabalho realizado pela floricultura Dois Amores demanda um certo tempo, por isso é necessário agendamento, como destaca Mendonça. "Para solicitar este serviço, a pessoa deve vir até a floricultura e escolher o tipo de flor e formato desejado."