Mulheres empreendedoras falam sobre cases de sucesso na próxima segunda em JF

Por

Mulheres empreendedoras falam sobre cases de sucesso na pr?xima segunda em JF
Sábado, 23 de abril de 2016, atualizada às 09h35

Mulheres empreendedoras falam sobre cases de sucesso na próxima segunda em JF

Mulheres empreendedoras, que vão à luta, que montam e conduzem o próprio negócio formam o alvo do evento Empreendedoras de Sucesso, organizado pelo Sebrae, que acontece em Juiz de Fora, no dia 25 de abril, às 18h30, em sua quinta edição consecutiva. A palestra, que será no Hotel Hitz, na avenida Rio Branco, é gratuita e tem vagas limitadas.

A atividade traz um painel com cases de sucesso da região. Três empresárias da cidade, que se tornaram referência em seus setores de atuação, vão contar suas histórias, desafios e conquistas, para uma plateia estimada em 200 pessoas. Os nomes em destaque são a Preta do Coco, com sua barraca na Via São Pedro, e a Lila Maria, empreendedora no ramo de confecção de uniformes. Após as apresentações, uma mesa redonda vai debater a conjuntura atual e os atalhos para se vencer a crise e alcançar o sucesso no mundo dos negócios.

Uma das atrações do evento será a mineira, descendente de turcos e com jeitão de baiana que, com atitudes sempre positivas e alegria contagiante, tornou-se a principal atração gastronômica da Via São Pedro, na parte alta de Juiz de Fora, point de atletas e membros da geração saúde. "Do gari ao empresário, todos vêm à minha barraca para saborear os meus produtos", comemora Elisangela Gomes Saar, a Preta do Coco. Há dois anos, após vender água mineral e de coco em caixas de isopor, ela buscou ajuda no Sebrae e inaugurou sua barraca na Via, devidamente formalizada como MEI (microempreendedor individual) e com uma clientela fiel e crescente.

Por semana, a Preta do Coco comercializa cerca de 700 cocos e 600 litros de caldo de cana, além de açaí (suco e creme), sanduíches naturais, assados integrais e a sensação do momento, a "fusão", que leva água de coco, caldo de cana, gengibre e limão. Com livre trânsito na barraca, e acesso liberado ao chuveirão ali instalado, os atletas-clientes recebem, além do alimento, a palavra sempre amiga da Preta, que, junto com o marido, trabalha 18 horas por dia, sem esmorecer e sem perder o bom humor. "Dizem que há uma crise aí. Não, o Brasil não está em crise; o povo é que tá com preguiça de trabalhar".

Vestindo empresas

No final do século passado, a empreendedora Lila Maria registrou a sua empresa, uma confecção familiar, nos fundos de casa, em Juiz de Fora. Tempos depois a cidade foi "invadida" por concorrentes asiáticos que, se não a venciam em qualidade, superavam-no no preço. A clientela debandou. Mais tarde, uma amiga precisou de roupa de trabalho, Lila topou e encarou o desafio. A amiga aprovou e Lila passou a oferecer seus produtos às empresas. Nascia a Lila Maria Uniformes Profissionais.

O mercado cresceu e se tornou mais exigente. A Lila Maria então se diversificou e hoje produz todo tipo de uniformes, femininos e masculinos. Há 10 anos, uma das filhas da matriarca, Raquel Ferreira Sousa, assumiu a empresa e deu um upgrade na produção. Hoje, são 3.000 peças fabricadas por mês para empresas de vários portes e segmentos. Os cortes e acabamentos são feitos na fábrica, onde estão 12 colaboradores; as costuras são terceirizadas.

A empresária acredita que a produção ficará estável neste ano, mas, em 2017, espera crescer 40%. Muito em função do apoio que sempre recebeu do Sebrae. "O Sebrae é um velho parceiro que está nos ajudando a montar o nosso e-commerce. Há 12 anos participo de um grupo deles exclusivo para o meu setor, que muito nos tem ensinado. No ano passado, o Sebrae nos levou à China. Sou praticamente uma sócia deles", reconhece.

Além da Preta do Coco e de Raquel Sousa, outra empresária de sucesso apresentará sua trajetória vitoriosa à assistência: Jael Pifano, que vai narrar como construiu o Salão Jael e Equipe, um dos principais institutos de beleza de Juiz de Fora.


Com informações do Sebrae