Mineradora e moradores devem assinar protocolo de inten?es

Por

Mineradora e moradores devem assinar protocolo de inten?es
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2014, atualizada às 10h12

Mineradora e moradores devem assinar protocolo de intenções

Moradores de Humaitá e a empresa Trater deverão assinar um protocolo de intenções que estabeleça formas de minimizar os impactos ambiental e social na instalação de uma mineradora de areia quartzito no Morro de Boa Vista, localizado no povoado. A ação será intermediada pelos vereadores, que se encontrarão novamente com os moradores e a empresa em duas reuniões nesta segunda-feira, 1º de dezembro, na Câmara Municipal.

Os vereadores exigiram que conste no documento a concessão pela Trater de equipamento para tratamento de água e apresentação de estudo de tráfego, prevendo rotas alternativas de acesso à mineradora. A intenção é impedir circulação de veículos pesados dentro de Humaitá e a qualificação de mão de obra para atuar com máquinas pesadas, além da construção de quadra poliesportiva próximo à igreja.

O vereador Vagner de Oliveira questionou os impactos no dia a dia da população, preocupação compartilhada por João do Joaninho. O vereador tem dúvidas se a estrada comporta o movimento dos caminhões e defendeu rotas alternativas. Já Ana do Padre Frederico solicitou ao diretor da empresa o aproveitamento, não só da mão de obra técnica, mas também administrativa, lembrando que Humaitá tem material humano disponível.

O diretor-presidente da Trater, Mauro de Assis, informou que inicialmente serão investidos R$ 16 milhões e criados 200 empregos, número que pode chegar a 600. Mauro de Assis disse que a matéria prima explorada possui 90 aplicações, como tinta, silicone e vidro. A partir da sua implantação, é aguardada a vinda de dezenas de outras empresas, usuárias do produto, para a cidade e região.

O assunto começou a ser abordado na quarta-feira (26/11) em Humaitá em audiência com a presença também do vereador Roberto Cupolillo (Betão-PT). O petista chegou a apresentar requerimento no Legislativo solicitando a retirada da pauta da Câmara de Proteção aos Recursos Naturais e Biodiversidade do Condema da proposta de concessão de licença prévia de operação da mineradora. A análise está prevista para a próxima terça-feira, 2 de dezembro. O secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Luís Cláudio, adiantou que o processo transcorreu dentro das formalidades legais. Ainda assim, o vereador Jucelio Maria (PSB) sente que a comunidade está em busca de mais informações, inclusive sobre impactos da atividade.

Com informações da Câmara Municipal de Juiz de Fora