Trabalhadores temporários podem trabalhar até 12 horas ?s v?speras do Natal

Por

Trabalhadores temporários podem trabalhar até 12 horas às vésperas do Natal O ganho extra estimula funcionários a se candidatarem às vagas temporárias, além da possibilidade de contratação. Saiba os direitos dos trabalhadores

*Eliza Granadeiro
Colaboração
8/12/2010

O Natal é a data comemorativa mais vantajosa para o comércio. Para suprir a demanda nas vendas, as lojas contratam funcionários para este período do ano, os chamados trabalhadores temporários. Mas, como a procura por presentes é muito intensa, a carga horária desses profissionais pode chegar a 12 horas por dia.

A vendedora Danielle da Silveira, 24 anos, conta que cumpre dez horas diárias de trabalho. Para aguentar o ritmo, Danielle diz que faz uma alimentação reforçada com frutas e vitaminas e que bebe muita água durante o expediente. "Faço o que gosto, então, levanto com prazer para vir trabalhar", comenta Danielle. Ela acredita que a principal vantagem de trabalhar no comércio é a possibilidade de conhecer muitas pessoas diferentes ao longo do dia. A vendedora não tem salário fixo e recebe 3 % de comissão em cada peça vendida.

O vendedor de uma loja de roupas, Felipe Ganimi, 25 anos, trabalha seis horas por dia. Entretanto, com a proximidade do Natal, sabe que pode ter a sua carga horária ampliada para dez ou 11 horas. Ele pretende investir o dinheiro que ganhar em um negócio próprio. "Como a época do Natal é o período em que mais se fatura no comércio, espero aplicar o dinheiro que eu ganhar em um negócio próprio", explica o vendedor.

A possibilidade de ganho extra no fim de ano é o que estimula muitos trabalhadores a se candidatarem para a vaga temporária. Como muitos funcionários recebem o salário fixo do comércio, R$ 590, mais a comissão, eles preocupam-se em vender cada vez mais. "Nós não temos horário fixo e vivemos em função das vendas", diz o vendedor de uma loja de eletrodomésticos, Dalmo Moraes, 45 anos. A vendedora Juçara Almeida, 17, que está tendo a primeira experiência no mercado, trabalha oito horas por dia e vê como principal vantagem de atuar no comércio o fato de ganhar comissão das peças, o que representa acréscimo no salário.

Possibilidade de contratação

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social

Os textos são revisados por Thaísa Hoskem