Barquinhos de abobrinha: uma receita leve e nutritiva

Por

Joana Kamil 14/5/2010

Barquinhos de abobrinha: uma receita leve e nutritivaPrato conquista os olhos por sua variedade de cores e é ideal
para auxiliar na perda de peso

Os barquinhos de abobrinha são muito rápidos e fáceis de preparar. Trata-se de uma ótima opção de refeição leve e que agrada a todas as idades. Possui ingredientes saudáveis e baratos, a receita fica em torno de R$ 6,00 e demora 40 minutos para ser preparada.

Todos os ingredientes são muito nutritivos. A abobrinha, por exemplo, contém minerais como cálcio e potássio que são essenciais para o equilíbrio do metabolismo e vitaminas antioxidantes A e C. Estas atuam combatendo radicais livres e equilibrando o sistema imunológico. Outro item importante da receita é o tomate, um alimento funcional rico em licopeno, nutriente que ajuda na prevenção de câncer de próstata, além de conter vitamina C.

Já a ricota é um queijo muito usado para auxiliar no emagrecimento, pois é um queijo magro, por conter pouca gordura e pouco sódio, evitando também problemas como a retenção hídrica. A salsinha é um tempero fresco e muito relevante devido sua composição nutricional, que contém fibras e vitamina C em grande quantidade, ajudando a combater doenças como a hipertensão arterial.

Para completar, o azeite de oliva é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e no processo de emagrecimento, pois contém ácidos graxos monoinsaturados.

A dica é servir os barquinhos de abobrinha como prato único e para acompanhar uma salada de folhas.

Ingredientes:
  • 8 abobrinhas baby;
  • ½ xícara de queijo ralado para o recheio;
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado para salpicar;
  • 2 tomates sem pele e sem semente picadinhos;
  • ½ xícara de salsinha picada;
  • 1 cebola ralada;
  • 1 colher de sopa de alho triturado;
  • 250 gramas de ricota fresca amassada;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal a gosto.
Passo a passo:

O preparo é bem fácil. Retire as pontas da abobrinha, corte de comprido e retire todo o miolo. Em uma panela para cozimento no vapor já com a água fervente, vamos colocar as abobrinhas e uma pitada de sal por 2 minutos, vira-las, deixar por mais 2 minutos e reservá-las. Cozinhar no vapor é muito bom, pois mantém todos os nutrientes no alimento. Caso não tenha a panela de vapor em casa, a abobrinha pode ser cozida normalmente, só é preciso cuidar para que ela fique firme.

Para o recheio, basta misturar em uma vasilha todos os ingredientes, apertando bem até encorpá-los por completo. Antes de montar, deixe o forno pré aquecendo. Para a montagem, é só colocar o recheio nas abobrinhas e arrumando no pirex. Salpique o queijo ralado e leve ao forno para dourar por aproximadamente 30 minutos. Rende 4 porções.

 


Joana Kamil
é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.