Tabule de quinua real é alternativa para consumir o grãoAlimento peruano foi considerado sagrado pela civilização inca e seu valor nutritivo é comparado ao do leite materno. Prato pode ser servido como entrada

Clecius Campos
Repórter
30/4/2010

Não é de hoje que o valor nutritivo da quinua real tem sido divulgado. A extinta civilização inca considerava sagrado o grão peruano, principalmente pela quantidade de nutrientes e por seus benefícios. Aquele povo chegou a comparar o alimento ao leite materno.

Hoje, os benefícios da quinua ainda são estudados. A nutricionista Joana Kamil afirma que os cientistas já descobriram nutrientes como ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), vitaminas antioxidantes e aminoácidos diversos. "O grão é ainda rico em fibras solúveis e insolúveis que ajudam na digestão."

No entanto, o gosto característico pode causar algum estranhamento se o alimento for consumido puro. Por essa razão, Joana ensina a preparar um tabule de quinua real, que além de temperar o grão, vai acrescentar ao prato outros nutrientes essenciais em uma dieta.

"O tomate contém licopeno, um nutriente antioxidante que dá a cor vermelha ao fruto. A cebola roxa é rica em flavonóides antioxidantes e em alicina, que tem ação anti-inflamatória. As ervas têm fibras e vitaminas essenciais e o azeite de oliva, ácidos graxos insaturados, que ajudam a prevenir doenças circulatórias, como a aterosclerose."

Ingredientes
  • 100 gramas de quinua real em grãos
  • 2 tomates sem sementes picados em cubos
  • 1 cebola roxa picada em cubos
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 3 colheres de sopa de hortelã picada
  • Suco de um limão
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Sal a gosto
Modo de preparo

Primeiro será preciso cozinhar a quinua em água abundante, até que fique al dente (veja imagem abaixo). "Não é interessante cozinhar demais, pois o alimento pode perder um pouco das fibras. O grão vai começar a brilhar na panela. Esse é o ponto de tirar do fogo."

Foto do passo a passo Foto do passo a passo Foto do passo a passo

Em uma vasilha, adicione todos os ingredientes, começando pela quinua, depois a cebola, o tomate, a cebolinha, a salsinha, a hortelã, o suco do limão, o azeite e o sal a gosto. Depois é só misturar tudo com uma colher. O prato pode ser apresentado em uma travessa e servido como entrada ou acompanhado de uma carne leve, como um filé de frango. A receita rende quatro porções.

Foto do passo a passo Foto do passo a passo

O preço é que pode ser um pouco salgado. Um quilo do alimento custa em média R$ 32*. "A dica é dosar poucas quantidades, pois o alimento dobra de tamanho depois de cozido. A quinua real pode ser ainda adicionada ao arroz. O importante é aproveitar os benefícios do alimento tão nutriente."

* O preço foi fornecido em abril de 2010.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes