Blindagem Emocional

Por

Blindagem Emocional
Junia Bretas 10/09/2015

Blindagem Emocional

Cuide da sua MENTE (seu palácio mental), esteja disposto a trabalhar incessantemente para purificá-la, porque se não, ela adoecerá, se sentirá infeliz, confusa, desequilibrada e este, definitivamente, não é um lugar em que você vai querer estar.
Junia Bretas

A única maneira eficiente de nos mantermos equilibrados diante de pessoas e situações difíceis é aprendendo a controlar nossa própria mente, essa é a verdadeira BLINDAGEM EMOCIONAL.

Já que irá conviver consigo mesmo cada centésimo de segundo das 24 horas diárias;

Já que para qualquer lugar no planeta que for, terá necessariamente sua própria companhia;

Uma vez que em cada reflexo que observar verá seu rosto estampado;

Fugir de gente chata, inconveniente pode ser um desafio em algumas situações, porém é possível. E quando os chatos e inconvenientes são seus pensamentos? E quando o seu maior algoz é você mesmo?

Aprender a se amar, se aceitar e se admirar é a forma mais eficiente de se BLINDAR, se PROTEGER DE INFLUÊNCIAS NOCIVAS EXTERNAS (vinda de pessoas e circunstâncias difíceis na vida pessoal ou no trabalho) E INTERNAS (auto crítica torturante, "auto chatice"), encontrar a paz, a plenitude, o sucesso genuíno.

Autoamor é e sempre será a habilidade de se sentir confortável em sua própria pele!

Na vida não possuímos controle algum sobre as circunstâncias externas ou sobre as pessoas com quem convivemos. O único controle efetivo que podemos possuir é sobre a nossa própria mente. Não estou dizendo que é fácil aprender a se dominar mentalmente, só que muito mais difícil é viver uma vida de descontrole emocional e suas conseqüências danosas a nossa saúde física e psicológica. Na vida pagamos um preço por aprender e um preço maior ainda por NÃO aprender a lidar com a única pessoa que pode mudar sua vida: VOCÊ.

PODEMOS SIM aprender a lidar com o nosso instrumento mais importante: NOSSA MENTE e assim ter uma vida leve, plena e satisfatória! A sua mente é a sua casa, seu lar mental, só entra quem é convidado por você, portanto seja seletivo com esses convidados. Você pode impedir que intrusos invadam seu palácio mental: medos, pessimismo, pessoas que não lhe fazem bem, tristezas...

Como treinar o controle mental?

Começando através da consciência plena sobre seus pensamentos e sentimentos, através da sua presença no AGORA, isto é no momento PRESENTE, sem deixar sua mente com excesso de passado (pensando no que já foi com rancor ou com um saudosismo angustiante) ou com excesso de futuro (ansiedades, medos incapacitantes, preocupações inúteis).

Nossa mente não tem um botão de pause ou de stop como um aparelho de som, não é tão fácil assim. Todavia, com prática e força de vontade podemos pausar e até deletar pensamentos. Primeiro tendo consciência deles. Estando presente.

As pessoas tendem a ficar no "piloto automático", levando a vida sem perceber o que se passa em sua mente, sempre correndo, sempre ignorando seus processos emocionais. Assim a mente fica livre como um cavalo selvagem indo para onde bem entende sem qualquer limitação ou controle, aí quando você menos espera se sente exausto, estressado, triste ou ansioso.

A solução é ficar atento ao que se passa em sua própria cabeça (seu palácio mental), é parar e se perceber, se ouvir, ficando atento ao que se passa dentro de você, ligar o observador, para em um segundo momento, conseguir mudar a natureza dos pensamentos que habitam sua mente.

Podemos fazer uma analogia entre a mente e um aparelho de rádio: quando está ouvindo rádio e de repente começa a tocar sua música favorita o que você faz? Aumenta o volume e curte o som. E se ao contrário, começar a tocar uma música que você detesta? O que fará? Imediatamente irá mudar de estação ou desligar o aparelho. E quando pensamentos ruins começam a invadir sua mente o que as pessoas costumam fazer? Por incrível que pareça, ao invés de mudar de pensamento imediatamente para um de natureza mais positiva ou fortalecedora, não, a pessoa aumenta o volume do pensamento estressante em sua mente e fica se torturando.

Isso porque as pessoas acham que pensar em um problema irá ajudar e é o contrário: quanto mais você pensa no problema mais se sente enfraquecido e inseguro. O seu FOCO deve ser de apenas 10% no problema em si e de 90% na SOLUÇÃO dele. Pensar no problema não ajuda em nada, o que ajuda é enxergar o problema como um DESAFIO (como eu disse no artigo "Carta para um Amigo") e pensar em como resolver, como superar. E caso não lhe venha nenhuma solução viável naquele momento, apenas "troque a estação do rádio" e pense em qualquer outra coisa, MEDITE (10 a 15 minutos diários para começar, levando seu foco para o ar que entra e sai dos seus pulmões) pense nas coisas boas da vida, ou no que irá fazer de interessante naquele dia ou naquela semana, assim, com a mente mais tranquila e serena a solução irá brotar milagrosamente lá do seu inconsciente. Não acredite no que eu falo, EXPERIMENTE.

Junia.

Queridos leitores, farei uma Palestra (TEMA NOVO) na cidade de Juiz de Fora, MG dia 24 de setembro de 2015, quinta-feira, de 19h até 21h no Constantino Hotel sobre BLINDAGEM EMOCIONAL! Inscrições e maiores Informações no site www.juniabretas.info ou pelo e-mail contato@juniabretas.info. Aguardo vocês!!!!!


Junia Bretas é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); servidora do Ministério Público de MG; Advanced Trainer e Master Practioner em PNL; considerada um das melhores Palestrantes do Brasil pela Ourives TeD do Rio Grande do Sul; escritora do livro Liderança Estratégica (Ed. Leader SP). 

 

 

Últimas Notícias