Prazo para justificar ausência ao segundo turno termina nesta sexta-feira

Por

Prazo para justificar aus?ncia ao segundo turno termina nesta sexta-feira
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014, atualizada às 16h20

Prazo para justificar ausência ao segundo turno termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, 26 de dezembro, o prazo para justificar a ausência às urnas no segundo turno das Eleições 2014. Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo e apresentar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido, acompanhado de documento que comprove a impossibilidade de comparecimento ao pleito (um atestado médico, por exemplo). A justificativa também pode ser enviada pelos Correios ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível para o eleitor em todos os cartórios eleitorais, também pode ser impresso pelo site do TRE-MG. O preenchimento deve ser feito com bastante atenção, já que, caso haja algum dado incorreto ou que não permita a identificação do eleitor, a justificativa não será considerada válida. É importante lembrar que a justificativa vale apenas para um turno e o prazo para justificar a ausência ao primeiro turno – 5 de outubro – terminou no dia 5 de dezembro.

Além do formulário preenchido e do documento que justifique a ausência, o eleitor também deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto. Aquele que não estiver quite com a Justiça Eleitoral sofre algumas limitações, como a impossibilidade de emissão de documentos e de posse em cargo público. O eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes a três turnos consecutivos pode ter o seu título cancelado.

Eleitor no exterior

O eleitor que não votou no primeiro e/ou no segundo turno das Eleições 2014 porque estava no exterior tem o prazo de 30 dias, contados do seu retorno ao país, para justificar a ausência. Nesse caso, ele deve apresentar as passagens e/ou o passaporte, de modo a comprovar que estava fora do país nas datas dos pleitos.