SUS passa a fornecer vacinas que eram encontradas somente na rede particular

Por

Sábado, 27 de fevereiro de 2010, atualizada às 19h

SUS passa a fornecer vacinas que eram encontradas somente na rede particular

Da Redação

A Secretaria de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), implementa mais uma vacina no calendário básico: a pneumocócica 10-Valente. As doses estarão disponíveis para todas as crianças menores de 1 ano, 11 meses e 29 dias. A vacina age contra a bactéria Streptococcus pneumonial, conhecida como pneumococo, e protege contra pneumonia, otite, sinusite, meningite e conjuntivite.

As doses vão estar disponíveis em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e Policlínica de Benfica, a partir de março. Para as unidades da Zona Rural, a programação de vacinação das crianças ainda será definida, com exceção das que já trabalham com equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), como as Uaps de Igrejinha e Torreões.

Além da vacina 10-Valente, a antimeningócica C, que já faz parte do calendário de vacinas de Minas Gerais, inclusive de Juiz de Fora, desde novembro de 2009, também pode ser encontrada nos locais de vacinação. A antimeningocócica C protege contra a bactéria Nisseria meningitides (meningococo), responsável pela meningite C. Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde passa a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. 

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes