Artigo
O sol como aliado

Dicas para ficar livre das dermatoses de ver?o

04/12/2001

O sol ? a maior fonte de energia da terra e ? muito importante no bem-estar f?sico e ps?quico. Sem o sol n?o haveria vida aqui. No entanto, o mesmo sol que nos acaricia tamb?m pode nos castigar... Com a chegada do ver?o, aparecem as les?es diretamente causadas ou agravadas pelo sol. A maioria tem cunho puramente est?tico, como as sardas escuras na face e parte superior do tronco e as sardas brancas nos bra?os e pernas, melasmas, manchas brancas na face (pano branco), etc.

Algumas podem incomodar e impossibilitar o paciente de se expor ao sol. S?o elas o Prurigo Solar, Erup??o Polimorfa a Luz, Lupus Eritemasoso. Manifestam-se como manchas vermelhas, bolhas, ?s vezes, e provocam coceira. Sempre que ocorrer isto, deve-se procurar um especialista para fazer o diagn?stico e prescrever o tratamento correto.

Quando o paciente subitamente come?a a ter sensibilidade ao sol, devemos sempre pesquisar o uso de medicamentos, principalmente antinflamat?rios, tranquilizantes, diur?ticos, medicamentos cardiol?gicos e antibi?ticos. A simples suspens?o do medicamento pode curar o paciente.

Algumas dermatoses s?o causadas pelo aumento da temperatura da pele, propiciando o desenvolvimento de bact?rias (Impetigo, Fur?nculos ), Fungos ou Micoses e infec?es parasit?rias (Larva Migrans ou Bicho Geogr?fico, causada pelo contato com as fezes de cachorro - foto acima), v?rus ( Molusco Contagioso e Herpes). J? o c?ncer de pele n?o ? formado em um s? ver?o.

Geralmente, ? resultado do efeito cumulativo do sol de muitos ver?es e do sol do dia-a-dia. Antes de aparecer o c?ncer, surgem pequenas feridas ou pintas que aumentam lentamente. O ideal, ent?o, ? o tratamento preventivo nesta fase com crioterapia e cremes de 5-fluoracil, que evitar?o cirurgias posteriores.

A causa destas dermatoses ( Lupus , Eritema Polimorfo a Luz, Porfiria, Urtic?ria Solar) n?o ? diretamente proporcional ? quantidade de sol que se toma. Depende do comprimento de onda do sol daquele dia (isso varia de lugar para lugar, depende da quantidade de nuvem, umidade do ar, etc).

?s vezes, uma quantidade m?nima de sol pode ativar a doen?a em pacientes muito sens?veis, por isso, devem ser usados filtros com fator de prote??o muito alta para ultravioleta tipo A e B e, em casos intensos, usam-se subst?ncias orais que protegem externamente a pele (Cloroquina e betacaroteno). ? muito importante complementar a fotoprote??o, usando chap?u e roupas especiais, de prefer?ncia escuras, que absorvem a energia solar n?o deixando-a chegar ? pele.

Como evitar e tratar dermatoses causadas pelo sol

acne do sol: usar sempre filtros solares oil free (n?o oleosos). Se o paciente ainda continuar tomando sol, usamos produtos a base de per?xido de benzoila ou ?cido azelaico. Quando j? n?o for se expor mais ao sol, usar o ?cido retin?ico que tira a pele superficial, desentupindo a gl?ndula e permitindo a elimina??o do ?leo normal da gl?ndula.

queimaduras por excesso de exposi??o ao sol: n?o abusar do sol, principalmente na praia, onde a radia?ao ? refletida na areia branca e queima mesmo debaixo de barraca. Usar filtro solar com FPS acima de 30, reaplicar sempre que entrar na ?gua ou de duas em duas horas e complementar com uso de roupas e chap?u. Lembrar sempre que o uso de ?culos com lentes que filtram ultravioleta ? importante para evitar o aparecimento de catarata.

micose: geralmente, a micose ocorre em pessoas que j? t?m facilidade para peg?-las. Aquelas manchinhas brancas, chamadas Pitir?ase Versicolor, devem ser prevenidas, reaplicando um antimic?tico no tronco preventivamente durante uma semana seguida por m?s . Tamb?m ? aconselh?vel usar xampus antimic?ticos tr?s vezes por semana, j? que com frequ?ncia essas micoses come?am no couro cabeludo, onde passam desapercebidas.

sardas: ? muito importante o uso de protetores solares potentes. Ap?s o per?odo de exposi??o solar podem ser removidas com uso de ?cidos, peelings, nitrog?nio (no in?cio o nitrog?nio real?a as manchas, o resultado s? fica vis?vel tr?s meses ap?s esta aplica?ao), ou com Laser de Alexandrita ou Rubi.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler? Envie um e-mail para redacao@acessa.com