Refrigerantes em excesso fazem mal é saúde

Por

Consumo de refrigerante em excesso faz mal à saúdeO consumo não deve passar de dois copos por dia. Maioria das bebidas à base de laranja e limão e as dos tipos diet e light apresentam substância cancerígena

Daniele Gruppi
Repórter
7/5/2009

O refrigerante está tão incorporado à alimentação, que algumas pessoas não conseguem mais controlar o consumo. O músico Felipe Amorim, 25 anos, confessa que é difícil resistir à bebida. "Consigo ficar, no máximo, um dia sem beber um refrigerante."

Felipe conta que acaba substituindo a água por suco ou refrigerante. "Tomo pouca água. Às vezes, tenho pouca paciência para preparar o suco. Como o refrigerante é mais prático, acabo optando por ele."

Na sua preferência está um refrigerante tipo cola. "Bebo quente e sem gás. Quando a garrafa de três litros está no final, sem gás e ninguém mais quer, aproveito para degustar. E não tem hora para beber, tomo até no café da manhã." A funcionária pública, Simone Gonçalves, 35, também é uma consumidora assídua de refrigerantes. Ela chega a tomar 1,5 litro por dia. "Gosto do sabor."

Para quem consome o refrigerante em excesso, a nutricionista Cláudia Montianéle de Castro faz um alerta. "A bebida causa obesidade e provoca cáries. Os tipos cola, que contém cafeína e ácido fosfórico, roubam cálcio do organismo, provocando perda de massa óssea ou diminuição da densidade mineral óssea. Além disso, por conter corante caramelo, os tipos cola podem aumentar a resistência à insulina e, consequentemente, o risco de desenvolver diabetes tipo 2."

Segundo a nutricionista, os refrigerantes possuem calorias vazias, ou seja, têm calorias, mas não nutrientes. Cláudia afirma que o limite de consumo não deve passar de dois copos por dia. "A bebida não deve fazer parte da alimentação diária das pessoas. Existem substitutos muito mais saudáveis, como os sucos naturais, bebidas à base de soja, água, água de coco e chá."

Pesquisa constata substância cancerígena nos refrigerantes

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Últimas Notícias