Bebidas com caf?

Por



O sabor revigorante do caf?
Aprenda a fazer drinks quentes e frios com caf?


Ana Let?cia Sales
19/09/02



Uma x?cara de caf? bem quente esquenta o corpo, d? ?nimo e faz bem ? sa?de. ? uma das bebidas mais populares do Brasil e tamb?m pode ser usada em drinks frios ou quentes. O S? Sabor traz curiosidades e sugest?es de receitas dessa bebida revigorante. Aprenda como fazer essas del?cias clicando nos nomes dos drinks.


Pequena hist?ria da bebida

H? muitas lendas a respeito do surgimento do caf?, mas uma das mais interessantes ? sobre um ?rabe do s?culo IX chamado Kaldi. Ao notar a felicidade de seus bodes, depois de comerem as frutinhas vermelhas do caf?, Kaldi experimentou os gr?os e percebeu que realmente eram estimulantes. Nos 400 anos seguintes, os gr?os de caf? eram apenas mastigados, para obter seu efeito revigorante. Os ?rabes, no s?culo XIII, foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida.


O caf? chegou ? Am?rica do Sul, no s?culo XVIII, com os franceses que iniciaram planta?es nas Guianas. A sa?da de sementes do pa?s era proibida, pois quem tivesse maior controle estabelecia o monop?lio comercial. O sargento brasileiro, Francisco de Melo Palheta, foi enviado para resolver uma quest?o diplom?tica nas Guianas e, na volta, deveria contrabandear mudas de caf? para o Brasil. Palheta cumpriu as duas miss?es: os franceses reconheceram as fronteiras brasileiras e, depois de seduzir a esposa de um governador, o sargento conseguiu algumas sementes que foram trazidas em seu bolso.

O caf? passou a ser cultivado no norte do Brasil em 1722 e foi se espalhando pelas demais regi?es. Atualmente, al?m do saboroso Caf? ? moda brasileira, existem v?rias outras receitas de drinks tanto quentes quanto frios que podem ser saboreadas com muito gosto.

Bebidas quentes

Se voc? quer esquentar o corpo e ficar animado, experimente os drinks quentes com caf?, como por exemplo o sofisticado Gala Coffee ou o cremoso Hot Sweet Coffee. Outras dicas s?o o delicioso Caf? flambado ou o Caf? especial. Entre as bebidas com nomes internacionais est?o o Caf? Vienense e o forte e saboroso Irish Coffee.

Bebidas geladas


Para refrescar no clima quente o melhor s?o os drinks gelados de caf?. Geralmente s?o pr?ticos e podem ser servidos em qualquer ocasi?o, especialmente como bebidas de festa. Experimente o pr?tico Caf? russo, o delicioso Caf? banana, a r?pida Batida de caf? e a f?cil Batida com conhaque, licor de cacau e caf?.



Confira mais receitas com caf?

  • Bebida quente com chocolate e caf?


  • Feiti?o de Mulata


  • Caf? Amaretto


  • Caf? afrodis?aco


  • Caf? cremoso


  • Caf? com rum e especiarias


  • Caf? com licor e laranja
  • Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.


    Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.