A cozinha brasileira e o seu terroir

Por

A cozinha brasileira e o seu terroir

A cozinha brasileira e o seu terroir

 Iago Schmidt 15/02/2018

Vamos dar início a coluna trazendo um panorama geral sobre a cozinha brasileira e aprofundar um pouco mais em nossa rica culinária.

Quem não chama os amigos ou a namorada para comer um sushi, uma pizza ou um hambúrguer? São exemplos claros da multiculturalidade presente em todos âmbitos no Brasil, e não seria diferente no meio gastronômico, ou, então, ouvimos falar de produtos gourmet que estão na "moda" e nada mais são que um produto comum preparado com ingredientes de qualidade superior. Talvez por causa dessa globalização, podemos dizer que a culinária brasileira em si vem perdendo espaço. Afinal, basta perguntar à uma criança se prefere comer um prato de frango com quiabo ou a tradicional carne entre duas fatias de pão (hambúrguer). É claro que já sabemos a resposta, não?

O que foi visto é o que se diz de forma popular, não precisa ser técnico no assunto para comentar sobre, mas, apesar desse histórico de pratos brasileiros, podemos dizer que os paradigmas estão sendo quebrados graças ao chef Alex Atala, também conhecido como embaixador da gastronomia local. E o que ele faz para ser o maior chef do Brasil? Preza por nosso terroir.

Agora sim, vamos aprofundar no assunto. Terroir nada mais é que "da terra", ou seja, produtos só encontrados aqui, por exemplo, a mandioca, o açaí são produtos do terroir brasileiro, e Atala faz pratos magníficos com esses produtos, dando total ênfase a eles. O chef também afirma que um simples produto preparado da forma correta pode ser o grande herói em um prato. Quem diria transformar o chuchu em um prato de alta gastronomia como aqueles vistos na TV! A contemporaneidade na cozinha permite isso, basta se familiarizar com o nome musseline de chuchu, com crispy de moranga acompanhado de uma bela carne. Podemos descobrir diversos restaurantes que oferecem pratos voltados para o tipo esse tipo de menu na cidade.     

Assim, é possível dizer que a gastronomia nacional vem crescendo, cada vez mais, e sendo valorizada pela sociedade. Então, você, na próxima vez que for jantar ou comer algo, substitua o sushi por uma comida que realmente preze pelo terroir brasileiro. Garanto que vai se surpreender com o sabor que alguns produtos, por vezes criticado, podem trazer.