Cuidados com os pacotes de viagens de férias

Por



Quarta-feira, 04 de julho de 2007, atualizada ?s 17h12

Cuidados na hora de escolher o pacote de viagem de f?rias



*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Com a chegada do per?odo de f?rias, os pacotes de viagens s?o uma das op?es procuradas nas ag?ncias de turismo. Mas para que as suas f?rias n?o se transformem em um pesadelo, a Funda??o de Prote??o e Defesa do Consumidor (Procon) orienta que antes de fechar o contrato, o consumidor deve ficar atendo aos pre?os e servi?os oferecidos.

Entre os principais ?tens que devem ser observados est?o a escolha do meio de transporte, reservas de passagens, hospedagem, passeios, aluguel de im?veis e de de carro. O consumidor deve ter conhecimento pr?vio de todo o conte?do do contrato e estar ciente das cl?usulas. Os folhetos e an?ncios das ag?ncias devem conter informa?es claras e precisas sobre os servi?os prestados.

S? no primeiro semestre desse ano, o Procon de Juiz de Fora recebeu 36 reclama?es de servi?os n?o fornecidos ou n?o conclu?dos, cobran?as indevidas ou abusivas, rescis?o ou altera??o unilateral de contratos, descumprimento de prazos e bagagens violadas.

A orienta??o ? que, antes de contratar um pacote de viagem, os consumidores consultem o site do Minist?rio do Turismo para averiguar a certifica??o de servi?o da ag?ncia contratada. Verifique, tamb?m, se existe alguma reclama??o contra a empresa, no Procon, pelo telefone 156. As d?vidas e reclama?es tamb?m podem ser feitas pelo mesmo telefone.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF