Juizforanos precisam se atentar para a alimentação

Por

Juizforanos precisam se atentar para a alimenta??o Ingest?o de duas por?es por dia de frutas e legumes ajuda a manter uma boa qualidade de nutrientes no organismo, prevenindo algumas doen?as

Daniele Gruppi
Rep?rter
26/06/2008

Apesar da divulga??o sobre a import?ncia de se ingerir frutas e legumes, muitos juizforanos n?o tem o h?bito de consum?-los. Segundo a nutricionista Fernanda Fernandes Gon?alves, a preocupa??o com a alimenta??o s? existe quando a pessoa est? doente.

A vida apressada faz com que cada vez mais os produtos prontos sejam a op??o de uma grande parcela da popula??o. Al?m da facilidade, Fernanda aponta o pre?o como outro fator determinate para a situa??o. "O macarr?o, o fub? e o arroz, por exemplo, s?o baratos e sustentam mais, por isso s?o preferidos. Tem pessoas que n?o t?m condi?es de comprar frutas e legumes sempre".

A nutricionista afirma que a ingest?o de duas por?es de frutas e legumes por dia ajuda a manter uma boa qualidade de nutrientes no organismo, evitando algumas doen?as. "Uma alimenta??o ideal para uma pessoa saud?vel deve conter 50% a 60% de carboidratos, 15% a 20% de prote?na e 25 a 30% de lip?dios (gorduras). Nas frutas e legumes s?o encontrados carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras".

Ela afirma que tanto as frutas como os legumes ajudam no processo digestivo e tamb?m na melhora a imunidade. Ela d? uma dica para as pessoas optarem pelos alimentos de safra. Agora, no inverno est?o em alta o morango, abacaxi, ma??, p?ra, mexerica, dentre outros.

"O importante ? variar os alimentos. Assim, n?o vai haver defici?ncia de nutrientes. Costumamos dizer que quanto mais colorida for a refei??o, melhor". Ela diz que as verduras devem ser consumidas na forma crua e que os legumes cozidos perdem o valor nutricional quando consumido muito tempo depois de ter sido levado ao fogo.

O mesmo acontece com as frutas. "As pessoas costumam bater vitaminas e fazer sucos, entretanto, deve-se beb?-los imediatamente para que n?o haja perda dos nutrientes. O suco tem a mesma propiedade da fruta, se n?o for coado". Fernanda afirma ainda que ? melhor comer as frutas do que consum?-las no suco ou na vitamina.

Para quem n?o gosta do sabor dos alimentos, a nutricionista aconselha a transform?-los. Se a cenoura, a beterraba ou o mam?o, por exemplo, n?o agradam, ? poss?vel mistur?-los numa bebida ou em outro alimento sem que se perceba o sabor deles.

Ela afirma que ? comum no inverno as pessoas se descuidarem da alimenta??o. Na esta??o mais fria do ano, ? natural do metabolismo humano a necessidade de se fazer a ingest?o de mais calorias para que n?o haja a perda de calor no corpo. "Como as frutas e legumes d?o a sensa??o de frescor, o consumo ? menor".

Segundo Fernanda, os alimentos em forma de caldos s?o ideais no momento, pois pode-se abusar dos legumes e vegetais. Ela destaca aleatoriamente alguns alimentos que trazem benef?cios para a sa?de. Veja a tabela: