Cidades mineiras são tradicionais na celebração da Semana Santa. Saiba quais

Por

Cidades mineiras s?o tradicionais na celebra??o da Semana Santa. Saiba quais

Cidades mineiras são tradicionais na celebração da Semana Santa. Saiba quais

 Arthur Raposo Gomes 2/04/2019

Se aquela popular frase que diz que “no Brasil, o ano começa só depois do carnaval” for verdade, me sinto obrigado a começar esse texto – o primeiro depois do carnaval, desejando um ótimo ano para você, leitor da coluna: Feliz 2019!    

E por falar em período pós-carnaval, que também foi assunto aqui na Turistando nas Gerais, acontecerá dentro de algumas semanas a Semana Santa: celebração tradicional católica que relembra a chegada de Cristo a Jerusalém (Domingo de Ramos), passa pela sua morte (Sexta-Feira da Paixão) e encerra com a ressurreição, marcado pelo Domingo de Páscoa.

Durante a Semana Santa, que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 21 de abril, cidades como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Sabará, Barbacena e São João del-Rei (foto) são destinos de inúmeros turistas e fiéis que viajam horas para acompanhar as missas, vigílias e procissões, além das famosas encenações religiosas.   

Entre essas cidades citadas, uma das que recebe mais turistas é São João del-Rei. A diocese de SJDR está sob orientação do recém-empossado Dom José Eudes, escolhido pelo Papa Francisco no final de 2018 para ocupar o cargo vacante desde janeiro do ano passado.

Eu entrevistei o Dom José Eudes que, até então, era responsável pela diocese em Leopoldina. Durante a conversa, ele afirmou que “as expectativas são as melhores. Poder caminhar com o povo de Deus e vivenciar essa espiritualidade bonita da Semana Santa. Tenho recebido os programas e já vejo um grande capricho e atenção”.

Dom José Eudes ainda destacou a importância de celebrarmos a Semana Santa. “A importância vem da meditação da caminhada de Jesus, um momento rico de aprofundamento e vivência da fé e espiritualidade. Que cada fiel possa aproveitar bem esse período, buscando a conversão, o Sacramento da Reconciliação. Uma possibilidade de ficar em paz com sigo mesmo, com Deus e, principalmente, com o próximo” – finaliza.

Em 2019, a Semana Santa ainda coincidirá com o feriado de Tiradentes: ótima oportunidade para conhecer as igrejas que são referências do estado de Minas Gerais.

Bora lá?