11? Parada Gay: confira as mudanças no tr?nsito no dia do evento

Por

11? Parada Gay: confira as mudan?as no tr?nsito no dia do evento
Quinta-feira, 15 de agosto de 2013, atualizada às 09h04

11ª Parada Gay: confira as mudanças no trânsito no dia do evento

A 11ª Parada da Cidadania e do Orgulho Gay ocorre em Juiz de Fora neste sábado, 17 de agosto, e o tráfego de veículos no Centro da cidade passará por modificações. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), as alterações começam a partir das seis horas da manhã, com os trabalhos divididos por trechos ao longo do dia.

Logo cedo, às 6h, a rua Rei Alberto passará a operar no sentido da rua Santo Antônio para a avenida Barão do Rio Branco, com alteração de circulação. Além disso, será proibido estacionar na avenida Presidente Itamar Franco, no trecho entre a avenida Rio Branco e a praça Antônio Carlos, sentido São Mateus/Centro. Na rua Marechal Deodoro, entre as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino, o estacionamento também será vetado em todo o lado direito e nos 30 metros iniciais do lado esquerdo da via (ver mapas).

A partir das 11h, começa a interdição do primeiro trecho da avenida Rio Branco. Serão interditados, neste horário, os seguintes pontos: entre a rua Afonso Pinto da Mota e avenida Doutor Procópio Teixeira (na pista central); entre as ruas São Sebastião e Santa Rita e entre as ruas Fernando Lobo e Espírito Santo (pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor); entre as ruas Brás Bernardino e Floriano Peixoto (pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório); e entre a Avenida Presidente Itamar Franco e a rua Espírito Santo (pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório).

De acordo com a evolução do evento, o segundo trecho está previsto para ser interditado a partir das 14 horas. Sofrerão intervenção total os seguintes pontos da avenida Barão do Rio Branco: entre as ruas Santa Rita e Fernando Lobo (pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor); entre as ruas Espírito Santo e Rei Alberto (pista lateral, sentido Manoel Honório/Bom Pastor); e entre as ruas Espírito Santo e Brás Bernardino (pista lateral, sentido Bom Pastor/Manoel Honório). Além disso, serão interditadas as ruas Santa Rita – entre a rua Batista de Oliveira e a avenida Barão do Rio Branco – e a Espírito Santo – entre a rua Santo Antônio e a avenida Barão do Rio Branco. A partir das 17h, já está prevista a liberação destes pontos.

O terceiro trecho sofrerá alteração a partir das 15h30, devendo ser interditada a avenida Presidente Itamar Franco, entre a avenida Barão do Rio Branco e a praça Antônio Carlos. O estacionamento de veículos, nesse trecho, será proibido nos dois sentidos, a partir das seis horas da manhã. Já o quarto trecho será interditado a partir das 17 horas, havendo interdição total da avenida Getúlio Vargas, entre a rua Marechal Deodoro e a praça Antônio Carlos, e as ruas Batista de Oliveira, entre a rua Floriano Peixoto e a avenida Getúlio Vargas, e Fonseca Hermes, entre a avenida Francisco Bernardino e a rua Batista de Oliveira. O estacionamento de veículos, à direita na rua Marechal Deodoro, entre as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino, será proibido a partir das 6 horas.

Rotas alternativas para veículos

Os veículos que estiverem trafegando no sentido Manoel Honório/Bom Pastor terão as seguintes opções de trajeto:

- Avenida Barão do Rio Branco e ruas São Sebastião, Olegário Maciel e Padre Café;

- Ruas Silva Jardim, Roberto de Barros e Jarbas de Lery e avenidas Getúlio Vargas e Presidente Itamar Franco;

- Avenida Barão do Rio Branco e ruas Barão de Cataguases e Olegário Maciel;

Será permitido o tráfego pela rua Floriano Peixoto, na interseção com a avenida Barão do Rio Branco e o tráfego pela rua Espírito Santo, na interseção com a avenida Barão do Rio Branco, até as 14h. Também no mesmo horário, será liberado o tráfego pela rua Santa Rita, na interseção com a avenida Barão do Rio Branco. Durante todo o evento, haverá apoio dos agente de trânsito e policiais militares.

Serviço de táxi e transporte coletivo urbano

Serão desativados os pontos de táxi dos seguintes locais: ruas São João, Batista de Oliveira e Paulo de Frontin, Catedral Metropolitana e ruas Espírito Santo e Santa Rita. O ponto de táxi do Parque Halfeld, na rua Marechal Deodoro, será transferido para a rua Santo Antônio, atrás do Parque Halfeld (confira as alterações do transporte público).