Quarta-feira, dia 24 de outubro de 2007, atualizada ?s 13h48

Nova portaria relativa a cadastro de c?es ainda em fase de adapta??o em Juiz de Fora


Marinella Souza
*Colabora??o

A lei que prev? o registro de c?es em Minas Gerais est? em fase de adapta??o em Juiz de Fora. O exemplo ficou claro com o ataque do pitbull a uma crian?a esta semana na cidade. Segundo informa?es, a v?tima, Willinelson da Costa, levou quatro mordidas nas pernas na ?ltima segunda-feira, dia 22 de outubro.

O garoto de 13 anos ainda est? internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) em estado est?vel. Mas o Corpo de Bombeiros n?o sabe informar se o dono do animal j? foi autuado e nem como o procedimento vai ser feito. Segundo estabelece a Lei, a multa aplicadas neste caso chega de mil UFEMGs o que corresponde a R$ 1,7 mil.

Recomenda??o
O capit?o Marcos Santiago pede que os donos de c?es considerados raivosos, como os das ra?as pastor alem?o, doberman e pitbull cadastrem os seus c?es para evitar acidentes como o do garoto Willinelson.

O capit?o garante que ? f?cil fazer o registro dos animais. Basta entrar no site do Corpo de Bombeiros. "L? tem todas as indica?es dos procedimentos necess?rios para o cadastramento". Ele ainda avisa que os donos de c?es n?o cadastrados est?o sujeitos a multa de R$ 854. Em caso de ataque, o valor ? o mesmo a ser aplicado no caso do pitbull.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF