• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    No calor, dicas para deixar a casa mais ventilada Com essa onda de pernilongo, fica difícil deixar a casa aberta o tempo todo. Anote dicas para ventilar a sua casa e combater os pernilongos

    Renata Solano
    *Colaboração
    16/10/2007

    A convivência com os pernilongos está ficando cada vez mais difícil, mas com a chegada do verão fica muito complicado espantar o calor sem aceitar a presença desses animais.

    A estação é a preferida dos insetos para sua reprodução, porque as condições climáticas se tornam mais estáveis e a oferta de alimentos é ainda maior. No entanto, é nessa época também que mais precisamos abrir as portas e janelas para aproveitar ventos que ajudam na amenização do calor excessivo.

    Segundo o médico alergista, Aristeu José de Oliveira, no verão, os problemas respiratórios diminuem um pouco. "Mas com esse clima seco e o excesso de uso dos produtos e remédios inseticidas causam tosse seca, hemorragia nasal, espirros e corisa", explica.

    Assim, ao mesmo tempo em que abrimos nossa casa para uma melhor ventilação, abrimos também para a infestação dos pernilongos. E, então: calor ou pernilongos?

    Anote algumas dicas
    Deixar a casa aberta durante o dia é uma dica para manter um ambiente fresco e possibilitar mais arejamento. Por isso, a adoção do horário de verão facilita um pouco essa questão. Porque insetos costumam aparecer ao anoitecer, e nesse novo horário, ganhamos mais uma hora no dia, portanto, mais uma hora para manter as janelas e portas abertas.

    A colocação de telas nas janelas é eficiente porque permite a entrada dos "ventinhos" e maresias, mas bloqueia os pernilongos. Assim, pode-se, inclusive, manter todo o dia a ventilação natural proveniente de fora da casa. A outra dica é o uso de equipamentos de ventilação artificial, como ventiladores, exaustores e ares condicionados.

    Foto do aparelho 
climatizador "Geralmente, as pessoas procuram por ventiladores, por serem os mais comuns, mas às vezes, eles não são suficientes para a casa. E sempre temos novidades que são ainda mais eficientes. Com esse clima quente e seco, temos vendido muito climatizadores, eles são um tipo de ventilador que ainda por cima umidifica o ar. E, além disso, dá a opção de colocar aromatizador no seu reservatório junto com a água ou com o gelo, dessa forma tem-se as funções de ventilação, umidificação e aromatização do ambiente", explica Robson Delgado, vendedor de um magazine da cidade.

    Mas a questão do uso de energia é também um fator importante e relevante, assim é preciso consultar um profissional, seja um arquiteto ou mesmo os vendedores de lojas especializadas nesses produtos para manter a eficácia e o custo baixo.

    Robson revela também que é possível acabar com os pernilongos e o calor com apenas um equipamento. "Uma fábrica desenvolveu um ventilador que você coloca a pastilha contra pernilongos e ele lança para o ambiente esse repelente", conta.

    Ventiladores de teto
    A arquiteta e urbanista Raquel Fraga aconselha, ainda, o uso de ventiladores de teto. "Eles, em sua maioria, permitem inversão de rotação. Isto significa que nos dias quentes ele resfria (soprando) o ambiente e nos dias frios suga o vento frio para cima misturando com o ar quente. Mas é preciso assegurar que o ventilador esteja corretamente fixado", explica.

    A arquiteta acrescenta também que é preciso verificar a ventilação natural da casa, os ventiladores e outros equipamentos de ventilação devem ser usados como complementares e acentuadores. "Os cuidados para se obter mais eficiência são a limpeza periódica das grades e a substituição dos filtros, que ficam cheios de gordura dos exaustores, e a limpeza também das hélices dos ventiladores".

    Com o uso intensificado dos aparelhos de ventilação é aconselhável, inclusive, manter a casa sempre bem limpa, porque esses aparelhos levantam a poeira o que acaba ocasionando problemas de alergia. Outra dica dica é usar panos úmidos para varrer e limpar o chão, evitando levantar poeira.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.