No calor, dicas para deixar a casa mais ventilada Com essa onda de pernilongo, fica dif?cil deixar a casa aberta o tempo todo. Anote dicas para ventilar a sua casa e combater os pernilongos

Renata Solano
*Colabora??o
16/10/2007

A conviv?ncia com os pernilongos est? ficando cada vez mais dif?cil, mas com a chegada do ver?o fica muito complicado espantar o calor sem aceitar a presen?a desses animais.

A esta??o ? a preferida dos insetos para sua reprodu??o, porque as condi?es clim?ticas se tornam mais est?veis e a oferta de alimentos ? ainda maior. No entanto, ? nessa ?poca tamb?m que mais precisamos abrir as portas e janelas para aproveitar ventos que ajudam na ameniza??o do calor excessivo.

Segundo o m?dico alergista, Aristeu Jos? de Oliveira, no ver?o, os problemas respirat?rios diminuem um pouco. "Mas com esse clima seco e o excesso de uso dos produtos e rem?dios inseticidas causam tosse seca, hemorragia nasal, espirros e corisa", explica.

Assim, ao mesmo tempo em que abrimos nossa casa para uma melhor ventila??o, abrimos tamb?m para a infesta??o dos pernilongos. E, ent?o: calor ou pernilongos?

Anote algumas dicas
Deixar a casa aberta durante o dia ? uma dica para manter um ambiente fresco e possibilitar mais arejamento. Por isso, a ado??o do hor?rio de ver?o facilita um pouco essa quest?o. Porque insetos costumam aparecer ao anoitecer, e nesse novo hor?rio, ganhamos mais uma hora no dia, portanto, mais uma hora para manter as janelas e portas abertas.

A coloca??o de telas nas janelas ? eficiente porque permite a entrada dos "ventinhos" e maresias, mas bloqueia os pernilongos. Assim, pode-se, inclusive, manter todo o dia a ventila??o natural proveniente de fora da casa. A outra dica ? o uso de equipamentos de ventila??o artificial, como ventiladores, exaustores e ares condicionados.

Foto do aparelho 
climatizador "Geralmente, as pessoas procuram por ventiladores, por serem os mais comuns, mas ?s vezes, eles n?o s?o suficientes para a casa. E sempre temos novidades que s?o ainda mais eficientes. Com esse clima quente e seco, temos vendido muito climatizadores, eles s?o um tipo de ventilador que ainda por cima umidifica o ar. E, al?m disso, d? a op??o de colocar aromatizador no seu reservat?rio junto com a ?gua ou com o gelo, dessa forma tem-se as fun?es de ventila??o, umidifica??o e aromatiza??o do ambiente", explica Robson Delgado, vendedor de um magazine da cidade.

Mas a quest?o do uso de energia ? tamb?m um fator importante e relevante, assim ? preciso consultar um profissional, seja um arquiteto ou mesmo os vendedores de lojas especializadas nesses produtos para manter a efic?cia e o custo baixo.

Robson revela tamb?m que ? poss?vel acabar com os pernilongos e o calor com apenas um equipamento. "Uma f?brica desenvolveu um ventilador que voc? coloca a pastilha contra pernilongos e ele lan?a para o ambiente esse repelente", conta.

Ventiladores de teto
A arquiteta e urbanista Raquel Fraga aconselha, ainda, o uso de ventiladores de teto. "Eles, em sua maioria, permitem invers?o de rota??o. Isto significa que nos dias quentes ele resfria (soprando) o ambiente e nos dias frios suga o vento frio para cima misturando com o ar quente. Mas ? preciso assegurar que o ventilador esteja corretamente fixado", explica.

A arquiteta acrescenta tamb?m que ? preciso verificar a ventila??o natural da casa, os ventiladores e outros equipamentos de ventila??o devem ser usados como complementares e acentuadores. "Os cuidados para se obter mais efici?ncia s?o a limpeza peri?dica das grades e a substitui??o dos filtros, que ficam cheios de gordura dos exaustores, e a limpeza tamb?m das h?lices dos ventiladores".

Com o uso intensificado dos aparelhos de ventila??o ? aconselh?vel, inclusive, manter a casa sempre bem limpa, porque esses aparelhos levantam a poeira o que acaba ocasionando problemas de alergia. Outra dica dica ? usar panos ?midos para varrer e limpar o ch?o, evitando levantar poeira.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF