Agências do Ita?, Bradesco e Santander aderem é greve dos bancários

Por

Segunda-feira, 19 de outubro de 2015, atualizada às 15h59

Agências do Itaú, Bradesco e Santander aderem à greve dos bancários nesta segunda

Conforme balanço da greve dos bancários, nesta segunda-feira, 19 de outubro, estão parados 53 agências de bancos públicos e privados de toda a região da Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, sendo que deste total 35 são de Juiz de Fora. Aderiram a paralisação neste primeiro dia da semana os bancários do Itaú, Bradesco, Safra, HSBC, Santander e Mercantil do Brasil. Amanhã o movimento completa duas semanas de greve e, até o momento, não há nenhuma sinalização de proposta por parte dos bancos.

Conforme orientação do Sindicato dos Bancários (Sintraf) a mobilização da categoria é um reflexo da insatisfação com a proposta dispensada. "Os bancos continuam obtendo lucros gigantescos, reduzindo postos de trabalho e realizando certames sem efetivação dos aprovados".

A greve foi aprovada por assembleias no início do mês, após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecer reajuste de 5,5% para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.