O discurso de quem passa da oposição para a situa??o

Por

O discurso de quem passa da oposição para a situaçãoA peça Ascensão e queda de um rebelde, em cartaz em JF neste final de semana, retrata os acontecimentos políticos recentes do Brasil

Aline Furtado
Repórter
22/1/2010

Uma sátira política. Assim pode ser definida a peça teatral Ascensão e queda de um rebelde, que integra a 9ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Juiz de Fora. O espetáculo, cujo texto é de autoria de Gueminho Bernardes, teve sua primeira montagem em agosto do ano passado. "Já tinha a ideia de desenvolver um trabalho baseado na trajetória dos rebeldes que sofreram com a ditadura e modificaram seu discurso quando chegaram ao poder. É interessante verificar como as opiniões mudam de um tempo para outro."

A montagem foi feita em 2009, a partir de um convite do vereador José Sóter de Figuerôa Neto (PMDB) para a criação de uma performance a ser apresentada na abertura do seminário no qual foi discutida a Lei Orgânica Municipal. Na época, a peça foi encenada com o nome 40 anos em 40 minutos. Depois de algumas adaptações, ela volta a ser apresentada. No espetáculo, Gueminho divide o palco com o também ator Adelino Benedito.

O "painel histórico", conforme definição de Gueminho, conta os episódios políticos ocorridos no Brasil nos últimos quarenta anos, sempre tratando das influências causadas em pessoas que saem do lugar ocupado pela oposição e passam para o lado da situação. A história é contada por meio de encontros de dois amigos, em momentos críticos da vida do país, a cada quatro anos. Um dos amigos é Luiz, um militante rebelde, personagem de Adelino, o outro é Fernando, um sujeito moderado, personagem de Gueminho. "O Luiz inicia sua trajetória convicto de sua ideologia, mas, com o passar do tempo, vai se mostrando flexível, de acordo com as conveniências", revela Adelino.

/cultura/arquivo/nossosartistas/2009/06/25-magal/

Últimas Notícias