Munic?pios devem registrar freq?ência escolar de beneficiários do Bolsa Fam?lia até segunda-feira

Por

Sexta-feira, 07 de novembro de 2008, atualizada ?s 11h16

Munic?pios t?m prazo para registrar freq??ncia escolar de benefici?rios do Bolsa Fam?lia. Em JF, quase 30 mil alunos s?o monitorados



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Termina na pr?xima segunda-feira, 10 de novembro, o prazo para os munic?pios registrarem os dados de freq??ncia escolar bimestral das crian?as cujas fam?lias recebem o Programa Bolsa Fam?lia, do Governo Federal. Em Juiz de Fora os dados ainda v?o ser contabilizados.

De acordo com a sub-secret?ria de Recursos Compartilhados, da Secretaria de Pol?tica Social (SPS), Maria da Gl?ria Pinto Duarte, no ?ltimo bimestre, que corresponde aos meses de junho e julho, o ?ndice de freq??ncia escolar foi de 98,4%.

"Juiz de Fora est? com um n?vel de freq??ncia muito satisfat?rio. S? n?o conseguimos chegar a 100% pois muitas fam?lias se mudam e n?o informam o Programa", avalia a sub-secret?ria.

Na cidade, 16.733 fam?lias recebem o benef?cio. Quase 30 mil alunos s?o monitorados. O controle da freq??ncia escolar ? feito bimestralmente pela pr?pria escola, que repassa os dados ? Prefeitura. Para chegar at? o Governo Federal, os munic?pios informam os dados atrav?s de um sistema on-line.

Para que a fam?lia continue a ter o direito de receber o Bolsa Fam?lia, ? necess?rio que os pais fa?am a matr?cula dos filhos com idade entre seis e 15 anos e os mantenham com no m?nimo 85% de presen?a nas aulas a cada m?s. Tamb?m ? preciso manter atualizado o cart?o de vacina??o das crian?as com at? sete anos.

As fam?lias que n?o cumprirem as condi?es m?nimas sofrem san?es gradativas, que podem incluir a suspens?o do pagamento do benef?cio.