Sexta-feira, 9 de julho de 2010, atualizada às 13h

Estudantes terão mais uma semana para inscrição no Enem

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Os estudantes interessados em uma vaga em universidade pública e que ainda não fizeram sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão mais uma semana para o processo. Nesta sexta-feira, 9 de julho, o Ministério da Educação prorrogou o prazo das inscrições até o dia 16, às 23h59. As provas do Enem serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Segundo divulgado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o motivo da prorrogação seria um pedido dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela, em decorrência ao impacto das chuvas e das enchentes no Nordeste.

Em Juiz de Fora, a nota do Enem será utilizada como resultado da primeira fase do vestibular 2011 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Isso significa que o candidato poderá não ser classificado para a segunda etapa do processo seletivo em decorrência da nota do Enem. O adiamento das inscrições não alterou o prazo de realização do vestibular, que continua sendo nos dias 20 e 21 de dezembro.

Não se esqueça

As inscrições para o Enem só podem ser feitas pela internet, no portal do Inep. O valor da inscrição é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que que comprovem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência. É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação.

Atendimento ao público

Com a ampliação das inscrições, a Central de Atendimento (CAT) da UFJF irá continuar disponibilizando dez terminais e atendentes para auxiliar os participantes em suas inscrições. Segundo o gerente da CAT, Hélder Dalamura, dez pessoas já utilizaram do serviço desde o início das inscrições para o Enem. "Realmente são pessoas que não têm acesso a computadores. Além desses atendimentos, as ligações e informações presenciais são muitas. Esse atendimento humanizado é uma preocupação da administração superior com o cuidado e atenção para o cidadão", explica.

O serviço, também para o vestibular, é prestado desde 2006. O horário de funcionamento da CAT vai do dia 12 de julho ao dia 14, das 8h30 às 20h. Nos dias 15 e 16 de julho, o atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 17h. No sábado, dia 10, não haverá atendimento. A CAT está localizado no prédio da Reitoria, no campus, e o telefone de contato é (32) 2102-3999.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

A nota do Enem será utilizada como resultado da primeira fase do
Vestibular 2011 da UFJF, ou seja, ela é eliminatória para a segunda etapa
do Vestibular, que continua sendo realizada nos dias 20 e 21 de dezembro.
Nesta etapa, serão quatro provas discursivas (abertas), com cinco questões
cada, como nos anos anteriores.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.