C?ominhada ec?logica é realizada mensalmente em Juiz de Fora

Por

C?ominhada ? realizada mensalmente em Juiz de Fora
Proporcionar uma atividade f?sica aos animais de
estima??o favorece a sa?de mental

Daniele Gruppi
Rep?rter
15/05/2008

Que tal levar o seu c?o para um passeio ecol?gico? Mensalmente o adestrador, Luiz C?sar de S?, organiza uma c?ominhada ecol?gica. Neste domingo, dia 18 de maio, acontece mais uma edi??o do evento, cuja concentra??o vai ser na Pra?a do Bom Pastor, ?s 08h15. Em seguida, os participantes v?o se dirigir para um condom?nio no bairro Retiro.

"V?o ser uma hora e quarenta minutos de passeio. Vamos passar por matas fechadas e subir montanha. O percurso termina numa granja. L? os propriet?rios v?o ser brindados com uma salada de fruta". A expectativa do organizador ? contar com cerca de 15 animais. Podem participar c?es de pequeno, m?dio e grande porte, independente da idade, tamanho ou ra?a.

Luiz C?sar promove a c?ominhada desde de 2004. "A inten??o ? fazer um trabalho que envolvesse o dono com o cachorro. Com a correria do dia-a-dia, as pessoas n?o t?m tempo de curtir os animais", justifica.

O adestrador conta que em 2008, o governo estadual criou a lei 16.301 dizendo que algumas ra?as n?o poderiam sair em vias p?blicas. Houve, tamb?m, a publica??o do decreto 4.417, dizendo que pit bull, rottweiler, doberman e outras ra?as com tamanho e for?as semelhantes t?m que usar focinheira e correntes e ainda serem cadastradas no Corpo de Bombeiros. "Encontrei na legisla??o mais um motivo para realizar a c?ominhada: proporcionar passeios a estes animais, que foram os mais prejudicados com o decreto".

Ele acredita que o problema de viol?ncia provocada pelos c?es ? 80% por culpa do homem e 20% da gen?tica. "A cria??o influ?ncia no comportamento dos animais. Na d?cada de 80, massacravam a ra?a doberman. Nos anos 90, rottweiler e, agora, s?o os pit bulls as v?timas. Depois, vai surgir outra ra?a para pegarem no p?".

Para ele, a c?ominhada ? uma terapia para os donos e possibilita a socializa??o dos animais. "Os propriet?rios interagem entre si e passam a conhecer melhor seus c?es e a limita??o deles. Os cachorros voltam mais calmos para as resid?ncias. A recompensa do trabalho ? v?-los alegres.", observa.

Luiz C?sar afirma ainda que proporcionar uma atividade f?sica para os animais ? importante para resguardar o bem-estar e a sa?de deles. "T?m pessoas que criam animais dentro de apartamento e tem uma ra?a que precisa gastar energia. O cachorro come?a a apresentar v?rios problemas, de origem emocional".