Quaresma para que te quero...

Por





Quaresma para que te quero... M?sicos aproveitam a Quaresma e gastos dos contratantes
e p?blico com o Carnaval, para "tirar f?rias" antes da P?scoa

Rep?rter: Fernanda Leonel
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Abril/2007

Quem trabalha com m?sica, garante que ama o que faz. E tem que amar mesmo, porque acaba abrindo m?o de Carnaval, Ano Novo, feriado e todas as demais datas do calend?rio que as pessoas costumam marcar um "x" para fazer a festa. Isso porque, a l?gica do of?cio do m?sico ? essa mesma: divertir...os outros!

Mas nem tudo precisa ser s? rala??o. O que pouca gente sabe, ? que esse pessoal sempre acaba dando um jeito de adaptar as tradi?es e costumes para conseguir uma folguinha: ? na Quaresma, per?odo de 40 dias que antecede o Domingo de P?scoa, que alguns m?sicos descansam e tiram suas f?rias.

Quando a gente fala alguns m?sicos, quer incluir a? aqueles que trabalham com as conhecidas "bandas de baile". Aquelas mesmas, que tocam em formaturas, festas nas rua das cidades e que costumam tocar um pouquinho de tudo. Isso porque, m?sico que toca em barzinho, por exemplo, acaba n?o sofrendo tanto com essa sazonalidade que vem depois do carnaval, exatamente por tocar um estilo de m?sica diferente dos demais.


Mas, por que na Quaresma os eventos diminuem e os m?sicos saem da rotina louca? Por uma mistura de um pouco de cada coisa: existe o fator religiosidade, que resguarda a prepara??o para a p?scoa e indica que ? melhor que as pessoas evitem festas, e tamb?m o fato do Brasil ser um pa?s no qual o Carnaval ocupa a cabe?a e os bolso das pessoas.

O fato ? que quem quer organizar uma festa, muitas vezes, resolve fazer o evento em um m?s mais tranq?ilo para o or?amento do seu p?blico e tamb?m, eles mesmos, os contratatantes, tendem a dar um tempo nos gastos, por terem gastado mais dinheiro no Carnaval, j? que os m?sicos sobem a cota??o do cach? e recebem tamb?m por quatro dias seguidos.

A situa??o ? comprovada pela experi?ncia de cada um. H? mais de 40 anos, Nilson Santos (foto) trabalha com m?sica. Seja no palco ou empresariando, o 'p?o nosso de cada dia da sua casa', sempre sai das datas que as outras pessoas escolhem para "cair na noite".

F?rias em janeiro com os filhos? Ih, que nada! ? tempo de ensair para o Carnaval e aprender todos os lan?amentos do ax? music para n?o decepcionar o p?blico. Em dezembro, a prepara??o ? para o R?veillon. F?rias de Julho , ent?o? Tamb?m n?o rola, porque nessa ?poca a agenda de shows da banda est? cheia de festas country e de exposi?es agropecu?rias.

Sobra mesmo para a fam?lia adaptar o calend?rio e tentar tirar f?rias depois. A esposa de Nilson, Maria Sueli Santos, diz j? ter se acostumando com a situa??o e que sempre programa para a Quaresma as viagens em fam?lia. Ela, que tem o pai e a irm? morando no Par?, afirma nunca ter ido ? Bel?m, nesses 25 anos de casamento, sem ser nos dias que antecedem a p?scoa. "Viagens s? nessa ?poca mesmo, porque os shows diminuem. Mas as viagens nem podem demorar muito, porque os filhos est?o em aula e a?, faltar demais, n?o d?", afirma.

Rodney Stenner, mais conhecido como "Paulista", tamb?m concorda com a afirma??o. Para ele, os m?sicos acabam criando novas datas para se divertir ou tirar folga, todas muito diferentes de quem n?o pertence ? profiss?o. "Mas quem est? no ramo j? sabe disso, e acaba tendo que acostumar. A pr?pria fam?lia se acostuma tamb?m", diz.

Para o baterista, e hoje produtor da Banda Maria, de Juiz de Fora, apesar dos rituais pascais terem mudado muito com o tempo, e hoje as pessoas terem menos resguardo no que diz respeito ? sair e se divertir durante os 40 dias de prepara??o para ressurrei??o do Cristo, a religiosidade ainda ? o principal fator que faz com que os shows diminuam.

"A gente faz algumas coisas sim, como formaturas, por exemplo, que o calend?rio s? depende da universidade. Mas festas nas ruas, exposi?es, ou eventos maiores, mais populares, caem mesmo. Um prefeito da cidade, por exemplo, n?o vai se comprometer a desafiar as 'leis' das pessoas que seguem a religi?o. Ainda bem que tem a quaresma para gente conseguir um descanso", opina.