Como fazer amigos?

Por

Como fazer amigos? Mau relacionamento na escola pode acarretar at? problemas respirat?rios


Renata Solano
*Colabora??o
03/03/2008

Em alguns momentos o fato de ser novo na escola pode ser um motivo de tristeza, ou mesmo de felicidade. Para alguns, estar entre pessoas novas ? uma oportunidade de fazer amigos, mas para outros, a situa??o ? mais preocupante. Algumas crian?as ficam receosas de os outros colegas n?o brincarem ou n?o se interessarem em conversar.

Para as crian?as que s?o filhos ?nicos ou que recebem, em demasia, a aten??o dos familiares, o per?odo de adapta??o na escola pode ser prejudicado se ela se sente menos homenageada que o normal, desejando ser o centro das aten?es durante todo o momento. De acordo com a psic?loga, Ana Stuart (no v?deo), nem sempre essas s?o as crian?as foco de mau relacionamento na escola.

"Muitas vezes as crian?as que recebem menos aten??o em casa, ou que disputam pelo carinho dos pais e que t?m ci?mes dos irm?os ? que apresentam maior problemas na escolinha, porque pretendem obter a aten??o no novo ambiente e disputam a lideran?a dos amigos atrav?s da demarca??o de territ?rio", afirma Ana.

Mas nem sempre a hist?ria ? t?o dram?tica assim. Julieta de Oliveira (foto) ? filha ?nica de um casal jovem, tem apenas um ano e sete meses e j? vai para a escolinha cantando de felicidade. "Ela ? muito comunicativa e j? tem muitos amigos na escola. Apesar de ser filha ?nica ela tem uma conviv?ncia com os primos bem saud?vel e fica feliz quando vai encontrar os colegas", comenta o publicit?rio, pai da menina, Jo?o Paulo de Oliveira.

Segundo Jo?o Paulo, sua filha entrou na escola desde os seis, sete meses. "Desde que ela nasceu, a Priscilla, m?e da Julieta, ficou com ela por causa da licen?a maternidade e por emendar as f?rias nesse per?odo. Mas depois n?s tivemos que colocar a Juju em uma creche por meio per?odo, depois a Priscilla come?ou a ministrar aulas durante o dia todo e mudamos a Julieta para uma escolinha integral, e vemos que ela se adaptou muito bem", descreve.

O publicit?rio acredita que ? preciso ficar mais tempo com sua filha, por isso elege os finais de semana como um per?odo em que a fam?lia fica mais reunida. "A Juju precisa sentir que n?s somos os pais dela e que ela recebe carinho e amor dentro de casa, por isso sempre que temos folga ou mesmo quando sa?mos mais cedo do trabalho pegamos ela na escola e passamos um tempo juntos. Acho que isso ? importante at? para ela ter essa personalidade e seguran?a nos ambientes"

Segundo a psic?loga, o grande sintoma de problemas de rela??o das crian?as ? a demarca??o de territ?rio e o pais n?o atinam para isso. "Quando a crian?a n?o se sente confort?vel entre os colegas, pois n?o consegue se auto-afirmar dentro do ambiente, apresentam dist?rbios respirat?rios, como se estivessem sendo sufocadas ou at? mesmo vai apresentar problemas de est?mago, de alimenta??o ou de sono", comenta.

Para Ana, o importante ? que os pais tenham uma postura de enfrentamento e um bom relacionamento com os professores. "? preciso que os pais tenham um di?logo com os educadores, n?o para retratar as crian?as, mas para conseguir observar quais s?o os problemas que o filho est? enfrentando na escola e manter um di?logo com ele para que se sinta melhor no ambiente", afirma.

* Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF